O novo secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, já marcou seu primeiro gol à frente da pasta. Ele cumpriu a promessa de que não iria se deixar levar pelas questões políticas e avançou no acordo com o governo, pondo fim ao impasse sobre o repasse de verbas do município para o Estado. Por sua vez, o governo retirou ação de cobrança de R$ 40 milhões contra a prefeitura.
Na segunda-feira, Fulgêncio e o secretário estadual de Saúde, Waldson Souza assinam publicamente os termos do acordo. Juntos, os dois fizeram um acerto de contas e fecharam acordo para consolidar os repasses futuros.
Pelo acordo, a prefeitura vai repassar R$ 3 milhões para o Estado mensalmente, a fim de que a rede pública estadual preste os serviços que o município não suporta. Depois do acerto de contas, já que o Estado também tinha dívidas junto à prefeitura, o débito passado de janeiro a abril do município
Ambos – governo e prefeitura – também decidiram ir juntos a Brasília a fim de forçar o Ministério da Saúde elevar o teto dos repasses das verbas do SUS.
Aplausos para os dois entes. Quem ganha com essa cumplicidade e compromisso mútuo é o cidadão.
Luís Torres