Polêmicas

Abaixo da superfície

foto

Arimatea Sousa

Campo minado

Nas suas recentes andanças pelo interior do Estado, o governador Ricardo Coutinho retomou o tema da sua difícil convivência com alguns setores da oposição.

“A política dentro deste Estado se tornou violenta e perdeu qualidade. Os que se opõem às ideias não têm ideias para se opor e usam a violência, porque acham que através da violência vão derrotar os que têm ideias”, discorreu.

RC acrescentou que “essa disputa se dá dentro da Assembleia Legislativa”.

Aviso prévio

Decisão recente da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça: o contribuinte deve ser informado que possui débitos fiscais e terá a conta corrente bloqueada, assim como suas aplicações financeiras, se não quitá-los ou oferecer bens para penhora.

Sem surpresas

A medida evitará que os contribuintes sejam surpreendidos com “bloqueios surpresa” das contas bancárias pelo sistema Bacen-Jud do Banco Central, que permite a penhora on-line.

Bilhões

De acordo com o último levantamento disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2011 o volume bloqueado chegou a R$ 22 bilhões.

O detalhe

O Banco Central informou que em 2012 foram registrados 4,9 milhões de pedidos de bloqueio on-line.

Pé na estrada

“Se Deus quiser, irei concorrer a uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa”.
Disposição do vereador-presidente Nelson Gomes Filho (PRP-CG) com vistas às eleições de 2014.

Errata

Por um equívoco de edição, saiu uma informação ´mutilada´ na edição de ontem.
Segue a sua publicação na íntegra.

´Depenado´

O professor da UEPB Misael Morais (ex-secretário de Administração do Estado) teve uma desagradável surpresa esta semana.
Os mais valiosos pertences de sua mala foram roubados de um dos principais hotéis de Frankfurt (Alemanha), onde estava hospedado.

´Carbono´

A investigação policial apontou que os ´espertos´ tiveram acesso ao apartamento com uma cópia da chave.

Da boca de…

“… O Senado virou quase uma casa de vassalagem…” (Aécio Neves, senador do PSDB/MG e presidenciável).

Aguardado

Por sinal, Aécio é esperado no próximo dia 11 em Campina Grande para participar da convenção estadual do PSDB.

UEPB

O professor Rodrigo José de Oliveira enviou uma correspondência à Coluna, que reproduzo topicamente a seguir.

Unilateral

“A ADUEPB não foi ouvida nem as razões da greve foram discutidas pelo relator (desembargador Leandro dos Santos – TJ/PB). Houve, e há, um achincalhamento do movimento grevista, já que a pauta da greve não se pode atacar.

Intransigente

“O reitor (Rangel Júnior) se nega a debater com o comando, ainda que o comando, juntamente com a secretária Aracilba (Rocha, Finanças), tenham demonstrado a viabilidade, com cálculos feitos pela Pró-reitoria de Recursos Humanos, da recomposição inflacionária de 2012, 5,58%.

Sucateamento

“A precarização do trabalho na UEPB está mais do que demonstrada. No meu departamento, Química, temos mais de 40 professores e uma única sala com 5 mesas velhas e cadeiras pé-duro para estes docentes atenderem alunos, desenvolverem projetos, etc.

Desânimo

“É desanimador ver que uma luta justa de uma classe trabalhadora esteja sendo considerada ilegal, quando o maior argumento do acórdão é que já temos salários vultosos.

Gratificações

“Algo que não é tão discutido quanto os salários dos docentes da UEPB são as gratificações do alto escalão da universidade. Estas sim são extremamente incoerentes com a equiparação nacional”.

Foco

Como destaquei ontem, a intenção da coluna não é discutir índices de reajuste na UEPB, mas sim chamar a atenção para os efeitos e estragos de tão longa greve.

Barreira

Mas considero que a discussão sobre o presente e o futuro da UEPB só avançará objetivamente – e de forma definitiva – quando for retirado o ´biombo´ que blinda o passado recente da instituição.

Causas para a febre

A debilidade econômica que – segundo a Reitoria – impede a concessão de qualquer reajuste salarial passa por temerárias práticas e prioridades administrativas.

Que tal, por exemplo, uma acurada verificação dos gastos com os museus que a instituição construiu – Assis Chateaubriand e ´dos três pandeiros´, bem como da Central de Aulas?

Por que Luciano Agra hesita  tanto em se filiar ao PT?...