Bruno Filho
Polêmicas
A Primeira Árvore das Américas
Nas minhas caminhadas pelo “calçadão” da praia,estava sentindo falta de alguma coisa que exatamente não sabia o que era.De repente, já no caminho de volta ao Cabo Branco, olhei para a frente e me lembrei:era a gigantesca árvore de Natal que ainda não estava montada no Farol,seu lugar característico.
Afinal lá,levado por minha esposa, dei o primeiro passeio aqui em João Pessoa.A Ponta do Seixas, o lugar mais oriental das Américas, o ponto mais próximo da África, aonde o Sol nasce primeiro,deita o seu primeiro raio deste lado do Mundo,e tudo isso a 500 metros de distância.
Para os pessoenses e paraibanos talvez seja normal, ou devesse ser, mas para mim não.Isso é de uma amplitude sem tamanho para quem é curioso, e admirador de belezas naturais.Então tive a paciência de pegar um Mapa-Mundi e olhá-lo calmamente, e assim tentar entender tudo isso.
É uma árvore de Natal, portanto é a primeira árvore das Américas,significa que ali o Natal chega primeiro,é ou não é uma dádiva de Deus ? Se o Natal é a data religiosa mais importante do mundo,marca o nascimento de Jesus Cristo, João Pessoa é presenteada com sua localização.
O presente chega primeiro aqui.Mas,não tem chegado muitas vêzes nos ultimos tempos.Nosso povo anda sofrendo com inúmeras coisas que tem acontecido envolvendo política,desigualdade social e principalmente segurança.A cidade está assustada e perdendo a sua principal característica, a tranquilidade.
Os governantes parece que estão esquecendo de alguns aspectos que são básicos para o viver bem de seus habitantes,mas tudo vai melhorar, o importante é que a montagem da árvore já começou…a árvore vem ai, e mais bonita do que nunca.
Presente divino a cidade já recebeu na sua concepção, faltam os presentes terrenos.Vida nova a partir de 1 de janeiro quem sabe para todos.As esperanças se renovam e não poderia ser diferente, temos que acreditar que dias melhores virão para nossa população.
Importante é que o titulo ninguem nos tira.O ponto mais oriental das Américas…esse é eterno ! E que seja assim com nossa árvore também, que ela possa sempre representar o espírito de Natal.O que deixamos por conta das homens temos que cobrar, e vamos sempre fazê-lo.Afinal é nossa obrigação.
Faça do local aonde ela está montada o seu local de desabafo, ou quem sabe de meditação, voce é quem sabe.Uma coisa é certa,o local é diferenciado, tem energia de sobra,e imagino que possa até ser o campo de pouso do Papai Noel, afinal lá ele também chega primeiro.
Bruno Filho,jornalista e radialista,pode ver a árvore quando quiser,e sente-se bem fazendo isso.
Twitter:BrunoFComenta