A perversidade do psicopata

Dimas Lucena

A estimativa de que 1% (um por cento) da população ser formada de pessoas psicopatas é aterrorizante. Mas é verdadeira e há estudos que ampliam esse percentual, é preciso lembrar que somos uma sociedade potencialmente geradora de doenças mentais. A obra “O Psicopata – Um camaleão na sociedade atual” de Vicente Garrido já no título desvenda o que seja um Psicopata. Isso porque além da perversidade, diferente do que acredita o senso comum, ele é inteligente e capaz de enganar profundamente.

O psicopata é eloquente e tem um “encanto” apesar de ser superficial. Tem um egocentrismo e grandioso sentido da própria vida. Tem uma auto-estima muito elevada, um grande narcisismo, um egocentrismo fora do comum e uma sensação onipresente de que tudo lhe é permitido. Procura controlar a todos ao seu redor gosta de humilhar e denegrir os outros e quando se desculpa é apenas para passar uma boa imagem de si mesmo; suas palavras anteriores e posteriores, além de seus atos, normalmente contradizem tal arrependimento.

Outra forte característica é o talento para mentiras e manipulações. Mentir, enganar e manipular são talentos naturais do psicopata. Quando é demonstrado o seu embuste, não se embaraça: simplesmente muda a sua história ou distorce os fatos para que se encaixe de novo. Mas qualquer que seja o que coloca em prática, sempre será com um estilo frio e desavergonhado. Destacadamente ele não sente remorso e não tem nenhuma empatia com as suas vítimas.

Normalmente ele procura destruir aqueles que lhe identificam ou simplesmente aqueles que por algum motivo (inveja, interesse contrariado, competição, etc.) lhe seja desafeto. Por exemplo, ele chega à sua família e fica sabendo de que você tem determinado capital e deseja colocar um empreendimento (um restaurante, etc.), ele então começa a se insinuar para ser sócio, você não aceita: pode ter certeza a partir daí será um alvo de diversas possibilidades de perversidades. Por exemplo, ele passará a “agradar” exageradamente todos os demais membros da sua família, lhe agredir isoladamente e colocar todos(as) contra você. Ele passará a se realizar no mal que pode lhe causar.

Você já deve ter lido ou assistido em filmes e novelas personagens que criam as mais diversas intrigas para destruir alguém. Nisso são especialistas. Podem por exemplo ligar para você pedindo ajuda para tirar um carro do “prego”, mas já havia ligado a algum tempo para outra pessoa da sua família, isso para quando você chegar para ajudar não encontrar mais ninguém e ele divulgar que você se recusou a ajudar. Isso é um pequeno exemplo da vida real, mas as possibilidades da manipulação e da maldade são infindas.

Quando têm acesso ao poder elevam essa maldade ao máximo da potencialidade. Vejam que a História está repleta de assassinos que têm um grande carisma, inteligência e uma capacidade extrema de praticar maldades. Mas os Psicopatas não são apenas aqueles que querem tirar a vida fisicamente, eles querem tirar a sua paz, a sua possibilidade de ser feliz. Querem lhe sufocar, estrangular os seus sonhos e torturar os seus sentimentos e suas paixões.

Cotidianamente milhões de seres humanos pelo mundo sofrem muito nas garras afiadas desses predadores. Seres humanos são afogados no redemoinho da perversidade. Se você convive com um, não se entregue. Saiba identificar, liberte-se e mantenha toda a distância possível. Não deseje o mal para ele, mas não permita que destrua as suas possibilidades de ser feliz.