Polêmicas

Paraíba pode ser tetra com Vila Isabel!!!

foto

Gutemberg Cardoso

A Paraíba, que já foi duas vezes motivo de enredo de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, pode voltar a ser tema para o carnaval de 2014 da Escola tri-campeã, neste ano a Vila Isabel.

As informações são de que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu uma proposta da escola de samba Vila Isabel, para uma homenagem à Paraíba como tema de samba enredo. No dia 15 de março deste ano, Ricardo Coutinho recebeu em audiência o sambista e compositor Zé Katimba. Ele é paraibano nascido em Guarabira, autor de mais de 800 músicas e de inúmeros sambas- enredo de sucesso. Zé Katimba veio propor ao governador Ricardo Coutinho uma parceria para que o Governo do Estado participe de um projeto para o carnaval de 2014.

A iniciativa do governador é de extrema importância para a Paraíba, pois projetará a cultura e as belezas paraibanas mundo a fora, já que “o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é, hoje, o maior espetáculo da terra. É transmitido para aproximadamente 150 países, com um público estimado de meio bilhão de pessoas.”

A Paraíba já foi destaque duas vezes nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, do Grupo Especial. Em 1999, a escola de samba Unidos de Vila Isabel homenageou a Capital paraibana com o samba-enredo “João Pessoa – Onde O Sol Brilha Mais Cedo”. O prefeito da época, Cícero Lucena marcou um grande tento ao conseguir emplacar a nossa Capital nesta vitrine. Já em 2002, a cidade de Campina Grande foi tema de uma ala inteira no desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira que homenageou o Nordeste com o samba-enredo “Brasil com z é pra cabra da peste, Brasil com s é Nação do Nordeste”. Neste ano, a Mangueira foi campeã no carnaval carioca.

O atual vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldinho Cunha Lima, tem grande trânsito entre as principais escola de samba do Rio, e sabe muito bem o quanto a Paraíba ganhou do ponto de vista turístico e promocional, nos anos de 1999 e 2002, quando foi tema de enredo. Ele pode ser o elo para o êxito desta negociação.

Estive na arquibancada da Marques da Sapucaí em 1999 – posso afirmar categoricamente o quanto foi importante para o nosso estado aquela homenagem. Não tem preço nem parâmetro para avaliar a projeção que teve a nossa Paraíba. Os avanços atuais e o acréscimos de turistas que aqui chegam, são também, com certeza, frutos de 1999 e 2002.

Sou a favor de que o Governo da Paraíba faça uma boa negociação e coloque a Paraíba nesta que é a maior e mais lucrativa passarela do samba e do turismo mundial.

Caso as negociações entre o Governo do Estado e a Vila Isabel deem certo, a Paraíba será mais uma vez homenageada. A cultura, a beleza e garra do povo paraibano serão mostradas para o mundo inteiro e será inevitável reconhecerem que a Paraíba é lugar de gente boa , batalhadora e feliz.

 

Samba Enredo 1999 – João Pessoa – Onde o Sol Brilha Mais Cedo

Viajando pra onde o sol brilha mais cedo
Abro as portas das Américas
Sob a luz te faço enredo
Chão de potiguaras, tabajaras, cariris
Raízes desse povo lutador
A mulher por sua terra vira macho, sim senhor
Filipéia abençoada
Por missões estrangeiras cobiçada
É negra, é sangue, é verde mata
Não “nego” tua bandeira tão amada

Folia se faz… na rua
Dançando ao clarão… da lua (bis)
Xaxado ou forró, o sanfoneiro
Mostra a força do folclore brasileiro

Tua gente fascinante
Borda em rendas a história
Molda a vida em argila
A natureza, a maior glória
O astro-rei, o azul do mar…
A culinária, o paladar
Nos doces frutos do teu chão, o sabor da região
A arte embala a inspira, suave, a brisa
Convida o luar pro dia descansar,
O pôr-do-sol ouvindo o Bolero de Ravel
Cai a noite, estrelas lá no céu
Brilham para Vila Isabel

Acorde Brasil, no acorde da Vila
Hoje sou João Pessoa, sou a força Paraíba (bis)
Do braço do mar pros braços do povo
Luz que vai guiar um mundo novo