A melhor saída para Veneziano e o PMDB ...

Por Rui Galdino Filho

Tenho acompanhado nos bastidores e pela imprensa de modo geral o desenrolar dos acontecimentos na política paraibana e todos eles realmente deixa muito a desejar. À medida que o tempo passa e o dia 30 de junho se aproxima ( prazo final para as definições e convenções partidárias ) vejo que os políticos e partidos políticos estão cada vez mais confusos e até desesperados em virtude das indefinições para apoios e coligações que terão que ser definidas em breve.

No PSDB o senador Cássio, que está cantando de galo até o momento, está queimando a pré-candidatura do senador Cícero ao seu natural direito à reeleição. Ruy Carneiro, na esperança de voltar ao poder no estado, está junto com Cássio fritando Cícero, que dizem ser seu melhor amigo. Haja fogo amigo ! Dizem que Cássio quer trocar Cícero por Wilson Santiago ou por quem quer que seja, só não quer Cícero como candidato a senador e nem a vice, quer que Cícero vá para Deputado Federal ou para Santiago de Compostela virar andarilho eterno. Tudo muito estranho, Cícero é boa gente, não merece isso !

No PT a coisa anda de vaca desconhecer bezerro. Pensava que o PT iria lançar o vice do PMDB em uma grande coligação na tentativa de fortalecer Veneziano, porém, políticos importantes do PT estão queimando Veneziano e lhe tratando com indiferença. O PTB de Santiago também despreza e queima Veneziano. Além do mais, o prefeito da capital resolveu trabalhar com 90% de auxiliares e vereadores ligados ao senador Cássio, e aí ? A conclusão que chego, é que Luciano Cartaxo está minando Veneziano na tentativa de também apoiar o senador Cássio. Aguardem !

 

No PSB o governador Ricardo Coutinho continua firme e forte, trabalhando dia e noite pela grandeza da Paraíba, sofrendo dissabores por algumas traições, com a pré-candidatura de Rômulo Gouveia já consolidada para senador, faltando apenas escolher o seu futuro vice. Acho que o vice de Ricardo será a grande surpresa e o fato determinante da política este ano.

 

No PMDB, Veneziano tem lutado incansavelmente para consolidar sua pré-candidatura a governador, tem seu méritos, porém, está sendo queimado e abandonado por muita gente. Gosto muito de Veneziano, tivemos uma boa convivência no PDT, é um jovem talentoso e de grande futuro político, no entanto, acho que 2014 ainda não é a sua vez para governador. Além do mais, o cabeludo está sendo fritado, abandonado e desprezado por muita gente, inclusive, dentro do próprio PMDB. Só Maranhão está lhe incentivando e dizendo que o cabeludo poderá chegar lá. Calma Veneziano ! Muito cuidado amigo brizolista ! Veja o atual e futuro quadro político da Paraíba e do Brasil com muita prudência. Me desculpe a ousadia, porém, acho que sua grande saída política em 2014 seria compor politicamente com o PSB do governador Ricardo e ser seu vice-governador. Isso mesmo ! Digo isso sem querer lhe ferir e sem querer me meter nos assuntos do PMDB. Pense bem amigo Veneziano, não seja ganancioso pelo poder como o senador Cássio, pois, Ricardo é correto e cumpridor de seus compromissos, não teve sorte com Cássio, e você poderá ser o grande aliado, amigo e sucessor do governador Ricardo em 2018. Torço por este fato, e acho que esta seria a grande saída para você e o PMDB e para a Paraíba também, pois, a Paraíba tem que unir forças e não pode RETROCEDER.

 

Viva a Paraíba ! Ricardo, Veneziano e Rômulo. Torço por este novo caminho …

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.