A leitura das ruas

Clashes in Tahrir square

Arimatea Souza

Inflação de inflações
É curioso o levantamento recente feito pelo jornal Folha de São Paulo sobre a quantidade de estatísticas sobre a inflação no Brasil.

São realizadas 29 divulgações de índices de preços no mesmo mês, o que dá uma média de quase uma por dia, incluindo sábados e domingos.

Essas variações são produzidas pelo IBGE, Fundação Getúlio Vargas, Fipe e Dieese.
E está surgindo mais um: o Índice de Custo de Vida da Classe Média, criado pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Olha a mina!
Existem 19 instituições financeiras estrangeiras – de 15 países diferentes – buscando habilitação para atuar no sistema financeiro do Brasil.

Da boca de…
“… O PT se divorciou dos movimentos sociais…” (Frei Betto, escritor e ex-assessor do Governo Lula).

Volta João!
Entre correligionários do grupo governista em Campina, já há quem considere iminente o retorno à Câmara do ex-vereador João Dantas (PSD), atual secretário de Ação Social da PMCG.

Diagnóstico
O sentimento é de que não está existindo uma defesa vigorosa do Governo Romero na tribuna do Legislativo.

Remanejamento
A vereadora Ivonete Ludgério (PSB) poderá suceder João na Pasta da Ação Social.

Com um pé
Ao que tudo indica, é questão de dias – ou semanas – a filiação do vice-prefeito pessoense Nonato Bandeira ao PEN.

O número
O investimento direto da Coca-Cola na Copa do Mundo e nas Olimpíadas em solo brasileiro é de R$ 14 bilhões e 100 milhões.

Da boca de…
“… A saída é frear a economia. É demitir mesmo…” (Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, sobre as medidas para conter a volta da inflação).

Sem retrovisor
Têm sido ‘adocicados’ alguns comentários da deputada Olenka Maranhão (PMDB) com relação ao senador Cássio.

‘Peroba’
Leia o que disse Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, que retirou uma ´costela´ do Democratas para criar o PSD: “Essas brechas da legislação (para fundir partidos) estão à disposição de aventureiros, de pessoas que querem montar um partido para vender tempo de rádio e televisão”.

Outro foco
Desarmado o arraial junino, o vice-prefeito campinense Ronaldo Filho deverá dar atenção especial à pauta política.
Sem perdão
A mesa diretora da Assembleia Legislativa ´desidratou´ algumas regalias que eram destinadas ao deputado Márcio Roberto (PMDB), membro ‘informal’ da base governista.

Olhar diferenciado
Em tempos de crise como o atual, é sempre oportuno se recorrer à experiência e à sapiência do nosso ´sociólogo-mor´ Fernando Henrique Cardoso.
Acompanhe.

Protestos
“A intenção do governo foi tentar usar a força das ruas para forçar mudanças. Só que não há conexão entre o que a rua pede e o sistema partidário. A rua pede mudanças nas formas de viver do cotidiano.

Generalizada
“A reação da população não é contra A, B ou C. É contra todos. É um sentimento apoliticista (…) Dissonância cognitiva – você entende uma coisa e vê outra.

Falidos
“A falência dos órgãos públicos acontece há muito tempo. É esse o problema que afeta as pessoas.

Desplugado
“O governo não percebeu que está havendo uma transformação muito grande no mundo.

Sem discussão
“Houve no Brasil o encolhimento do espaço público em geral. Os grandes temas não são mais realmente discutidos.

Restrita
“A oposição só existe no Congresso Nacional. E quando se reduz o espaço público, dessas disputas congressuais a população não toma conhecimento. E dá a impressão que não há oposição e o cidadão se sente a pé.

Alavanca
“O motor da sociedade contemporânea é o movimento social não controlado.

Significado
“Não é momento de fazer campanha política; não é momento de partidarizar. Acho que quem tentar tirar proveito, perde. É um momento muito mais sério. Mas é um bom momento, do ponto de vista de chamar a atenção para o fato de nossas instituições não estarem correspondendo”.

 

Excesso de atraso

Ainda FHC: “O que nós temos no Brasil é muito atraso político, que se traduz em clientelismo; em querer mamar nas tetas do Estado. Para melhor fazer isso, todos os políticos dizem que são social-democratas. Ninguém assume que é direita. O que querem mesmo é estar grudado no Estado. Isso é uma coisa atrasada e profundamente conservadora. Há um conservadorismo entranhado no Brasil”.
Quantos candidatos a deputado filiará o PSB?…