A guerra dos gêneros

Marcos Tavares

Na minha modesta e não solicitada opinião, o erro crasso do feminismo foi tentar fazer as mulheres iguais aos homens. Elas são diferentes. São diferentes biologicamente, sensorialmente e até sociologicamente. Mulheres e homens reagem de maneira distinta aos mais diversos estímulos e tentar ignorar esse fato é bater de frente com uma verdade científica. As mulheres e os homens são equivalentes, isso eu concordo plenamente. As mulheres têm todas as condições de chegar ao mesmo patamar intelectual dos homens, podem fazer quase todas suas tarefas e absolutamente não devem ser consideradas num plano inferior ao seu equivalente masculino. Só não são iguais.
No mundo animal não existem casais iguais. Os leões dominam o bando de leoas que caçam para ele, mas entre as elefoas são as matriarcas que comandam o grupo. A natureza, sabiamente, sempre destacou um dos gêneros como líder e nem sempre por sua força física. No capítulo da estética, os machos são mais ornados como pavões e aves-do-paraíso para com essa beleza atrair suas fêmeas. No mundo humano é a mulher que se atavia para chamar a atenção do macho e irritar suas melhores amigas. O importante é que não existe igualdade absoluta entre os gêneros do mundo animal.
O feminismo surgiu queimando sutiãs e detestando homens. Um caminho errado. Hoje, pacificado o furor inicial, as mulheres entenderam o homem como seu parceiro e seu complemento, assim como o homem deixou de temer a mulher como uma concorrente do seu mundo. Hoje a mulher trabalha e divide as despesas da casa sem que isso ofenda a masculinidade do marido. Mas os exércitos que tentaram colocar mulheres na batalha falharam. Falta a elas o instinto combativo primitivo da espécie homem e em Israel elas largaram as armas e voltaram aos serviços burocráticos. Nada como sermos semelhantes mais distintos. Como dizem sabiamente os franceses, vive la diferençe.
Tratamento
É notável a diferença de tratamento da mídia nacional para dois fatos de igual importância: as chuvas torrenciais na região serrana do Rio e a seca que devora o Nordeste.
O Rio, ao primeiro sinal de chuvas ganhou as manchetes dos principais jornais e televisões, enquanto a seca que castiga há meses os nordestinos dificilmente consegue um retalho de pé de página.
Tudo bem que as redes possuem suas sedes no eixo Sudeste, mas isso não é motivo para desconhecer olimpicamente a fome, a miséria e a dor de milhares de irmãos brasileiros tão ou mais sacrificados que os cariocas.

Calote
Fica ainda mais trágico para o ex-prefeito Veneziano Vital dizer que deixou dinheiro em caixa. Se ele tinha esse dinheiro, por que não pagou os funcionários, os fornecedores a quem devia e por que deixou a cidade enterrar-se no lixo?
A acreditar em Veneziano e na sua herança, ele não pagou porque não quis essas obrigações comezinhas que fazem o dia a dia de qualquer gestor.
Imaginem esse caos multiplicado pela Paraíba inteira…

Deletando

Inúmeros prefeitos eleitos reclamam que encontraram seu município sem nenhum dado disponível, nem mesmo a folha de pessoal.
Nessa era digital, ficou mais fácil apagar rastro. É só deletar.

Sobrenome
O delfim Benjamim Maranhão segue a mesma conversa do tio. Diz que vai deixar a presidência do partido na capital e que deve prevalecer um consenso.
Foi em nome desse mesmo consenso que Maranhão perpetuou-se na direção estadual.

Experimentado
O governador Coutinho tem agora junto de si um quadro experimentado e calejado na política paraibana.
Ramalho Leite deixa a direção da FAC e vai assessorar o governador, podendo ser um grande interlocutor político.

Estreia
Cartaxo viu o povo de outra forma pela primeira vez. Estudantes encheram o Paço Municipal para protestarem contra o aumento das passagens e exigiram o passe livre.
A mão que afaga…

Problema
A deputada Iraê Lucena – ao assumir – vai ter um problema. Ela não pode ser governista porque o PMDB não quer.
Mas não pode ser oposição porque ela não quer. Vamos ver qual querer é mais forte.

Novidade
Como toda vassoura nova, Expedito Pereira iniciou uma operação “vassourada” para limpar Bayeux. A cidade foi entregue em pleno caos pelo ex-prefeito Jota Junior.
Frases…

Maria da Penha – Só bata numa mulher se ela pedir por escrito.
Ideais – Quem mata por ideias já tinha a ideia de matar.
Criminalidade – O problema não é o crime. É escapar da punição.