A grande obra da educação

Por Aline Lins

As maiores obras que os governantes podem realizar não são as de pedras, cimento e cal. São aquelas que reduzem o analfabetismo, aumentam a qualificação, capacitam e dão oportunidades iguais de desenvolvimento social, econômico e humano, sobretudo das crianças mais carentes. Por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o governo federal abriu oportunidade para que os municípios acessem recursos para investir na educação infantil, garantindo o acesso à educação das crianças até 4 anos beneficiárias do Bolsa Família. Foram anunciados R$ 500 milhões destinados às prefeituras. Para isso, os gestores precisam fazer o cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação (MEC). O prazo para a inscrição vai até 30 de novembro.

 

Projeto Cooperar
O TCE recomendou à atual gestão do Projeto Cooperar, criar um sistema de acompanhamento das prestações de contas dos convênios, de exercícios anteriores, ainda pendentes, para assegurar melhor execução dos recursos transferidos, garantindo a regularidade dos atos praticados e reduzindo os riscos de desperdícios dos recursos públicos.
Reação descabida
Os delegados de Polícia Civil (subordinados ao Poder Executivo) ameaçam greve porque o TJPB (Poder Judiciário) autorizou os juízes a receberem Termos Circunstanciados de Ocorrência lavrados pela Polícia Rodoviária Federal, que alegam ser prerrogativa deles.
Licitação anulada
O TCU mandou a UFCG anular o Pregão Eletrônico nº 35/2013, que teve por objetivo a contratação de empresa para fornecimento de mobiliário, no valor de R$ 15,3 milhões. A empresa Office Line denunciou direcionamento do edital para beneficiar a empresa Marelli Móveis, única vencedora.


Instabilidade

A troca de farpas entre petistas nas eleições internas tem gerado clima de instabilidade. Em CG, o presidente municipal e candidato à reeleição, Peron Japiassu, reclamou dos ataques de Lenildo Morais, que disputa a estadual. “Ele está pisando na bola”, disparou Peron. Morais insinuou que houve barganha de cargos na definição do apoio de Peron a Charliton Machado na estadual.
Meia-entrada

O senador Vital do Rêgo foi escolhido para relatar na Comissão de Educação o Projeto de Lei que regulamenta a meia-entrada (50% do valor total do ingresso) em espetáculos artístico-culturais e esportivos. O texto prevê o benefício para estudantes, idosos, deficientes físicos e jovens de baixa renda. Ele pretende apresentar o seu parecer na terça-feira.


Pregão mantido

O conselheiro Umberto Porto negou pedido para suspender o Pregão Presencial nº 15/2013, que tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de acesso à internet para o Tribunal de Justiça. O pedido foi feito por Lindemberg Souza de Freitas, representante da BR27 Serviços de Tecnologia Ltda, alegando possíveis irregularidades contidas no edital.