Polêmicas

A distribuição do FPE

Aline Lins

A tendência será o Senado empurrar com a barriga o problema da divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Estados. O atual critério, adotado em 1990, foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010. A corte determinou que o Congresso aprovasse até o final de 2012 uma lei complementar com as mudanças. Caso isso não ocorra, os repasses aos Estados devem ser ‘congelados’. Assim, o projeto que trata do novo cálculo de distribuição do FPE precisa ser aprovado este ano. O relatório do senador Walter Pinheiro (PT/BA) prevê uma regra de transição até 2015. A partir daí, o Congresso voltará a discutir o assunto e fazer um novo projeto de lei para um cálculo definitivo. Depois de aprovado no Senado, o projeto ainda precisará seguir para a Câmara dos Deputados.

As penas do mensalão
O desembargador Márcio Murilo, do TJPB, postou no Facebook que no mensalão aplicou-se o ‘método trifásico’ de Nelson ‘Hungria’ na ‘dosimetria’ da pena, com fixação de ‘regime inicial fechado’.
Para quem não é do ramo do Direito, mais parece ‘mistureba’ de Economia, Engenharia Elétrica, Geografia, Farmácia e Nutrição.

Lixo
Os moradores do município de Bayeux estão amargando o fim de mandato do prefeito Jota Júnior. Estão reclamando que a prefeitura está abandonada e a cidade está cheia de lixo, devido ao serviço de coleta urbana não estar funcionando.

Emendas à OGU
O presidente da Famup, Buba Germano, disse que os deputados federais ajudam os prefeitos com emendas ao Orçamento Geral da União, mas os municípios não chegam a usar 10% delas porque o governo federal não libera e, depois, ainda reclama que os prefeitos não apresentam projetos.

Fórum em Monteiro
O Fórum Ministro Djaci Falcão, sede definitiva da 11ª Vara Federal, será inaugurado em Monteiro no próximo dia 20 de dezembro. A solenidade está sendo organizada pelos juízes Helena Fialho e Bruno de paiva.

Extrema pobreza
Diferente do que disse a ministra Tereza Campello (MDS), para quem não há fome no NE, o prefeito diplomado Luciano Cartaxo (PT) disse não poder admitir que aproximadamente 35.000 famílias da capital da PB (20% da população) continuem vivendo em situação de extrema pobreza.

Terrenos sobrando
Depois do governo do Estado doar os terrenos para o Tribunal de Contas fazer sua ampliação e para a Assembleia construir sua nova sede, é a vez do MPE: o terreno para a nova sede do órgão fica na estrada para Cabedelo.