A diferença do público e do privado

Aline Lins

Por que será que a Energisa dá lucro e a Cagepa, não? Em 2012, a empresa concessionária de energia, que foi privatizada no governo de José Maranhão – quem não lembra da Saelpa? –, registrou lucro líquido de R$ 209,3 milhões, o que representa um aumento de 70,3% em relação ao registrado em 2011. Os números estão no balancete publicado na última sexta, no Diário Oficial. Esse avanço no lucro líquido decorre em parte do acréscimo de 28,1% da receita operacional líquida, aliado ao menor crescimento das despesas operacionais, que aumentaram 23,2%. Já a Cagepa, mantida pelo governo do Estado, tem de recorrer a empréstimos para tentar reduzir o desequilíbrio financeiro através da quitação de empréstimos mais antigos. Na Energisa, certamente não há servidores com salários de ‘marajás’ sangrando os cofres.

Um peso no bolso…

A Cagepa não se equilibrou nem com já dois reajustes do governo. Em agosto de 2012, a Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) autorizou aumento de 7,69% na tarifa de água cobrada pela Cagepa. E em junho de 2011, o reajuste tinha sido de 16,93%! O temor dos paraibanos é mais um aniversário desses aumentos chegando. Dói no bolso.

Comissão da Verdade

Os sete membros que vão compor a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória serão empossados amanhã, dia 11, no Palácio da Redenção, às 10h. A Comissão foi criada pelo governador Ricardo Coutinho, pelo decreto nº 33.426/2012.

Comissão da Verdade II

Além do presidente, professor Paulo Giovani Antônio Nunes, tomam posse os professores Fábio Fernando Barbosa de Freitas, Iranice Gonçalves Muniz, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e Irene Marinheiro Jerônimo de Oliveira, o jornalista João Manoel de Carvalho e o advogado Waldir Porfírio da Silva.

Tráfico no Sertão

Preocupado com o poder avassalador das drogas, há dois anos o deputado estadual José Aldemir (PEN) luta para que sejam instaladas em Cajazeiras, Sertão paraibano, uma delegacia de Polícia Federal e outra da Polícia Civil, especializada em tóxicos e entorpecentes. O problema, segundo Aldemir, é que a cidade é próxima aos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Financiamento

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, está defendendo o repasse de recursos federais para as universidades estaduais. Ele esteve no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais, na última quarta-feira, 6, na Câmara Federal, em Brasília, junto com o senador Inácio Arruda e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antônio Heronaldo de Sousa.

Bala

A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba impetrou mandado de segurança no TRE para que sejam suspensos os efeitos da decisão que determinou a recontagem dos votos obtidos por Antônio Bala Barbosa da Silva para deputado estadual nas eleições de 2010. Com a recontagem, os votos obtidos pela coligação Paraíba Unida III pode garantir a permanência de Genival na ALPB.