99 prefeitos vão disputar a reeleição na Paraíba

Um levantamento realizado pelo JORNAL DA PARAÍBA, com base em informações disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que 99 prefeitos paraibanos estão disputando a reeleição, de um total de 121 gestores aptos a concorrer a um segundo mandato. Conforme os números, 22 prefeitos com direito à reeleição abriram mão da disputa, dentre eles o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e o de Sousa, Fábio Tyrone.

A Paraíba conta com 223 municípios, sendo que em 102 cidades os prefeitos não podem concorrer mais a um segundo mandato, uma vez que disputaram as eleições de 2004 e 2008. Dentro desse quadro estão prefeitos de importantes colégios eleitorais do Estado, como Campina Grande (Veneziano), Guarabira (Fátima Paulino), Santa Rita (Marcos Odilon), Bayeux (Jota Júnior), Patos (Nabor Wanderley) e Cabedelo (José Régis).

Mesmo fora da disputa, eles vão lutar para fazer o seu sucessor.

Em Campina Grande, o prefeito Veneziano tenta eleger a candidata do seu partido, Tatiana Medeiros.

Em Patos, o prefeito Nabor trabalha para eleger a deputada Chica Motta, que nunca disputou uma eleição majoritária. Em Sousa, Fábio Tyrone vai arregaçar as mangas para fazer o deputado Lindolfo Pires o seu sucessor.

As eleições de 2012 registram 556 candidatos a prefeito nos 223 municípios da Paraíba. Boa parte das candidaturas ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral. Para vereador estão concorrendo 10.877, segundo o DivulgaCan, sistema do Tribunal Superior Eleitoral que divulga os registros de candidaturas em todos os municípios brasileiros.

Em alguns municípios o atual prefeito, candidato à reeleição, enfrenta antigos aliados, como é o caso de Araruna, terra do ex-governador José Maranhão.

Lá, a irmã dele, Wilma Maranhão, vai para mais uma disputa, tendo como um de seus adversários o radialista Availdo Azevedo, ex-prefeito da cidade, que no passado teve o apoio da família Maranhão para chegar ao poder.