RICARDO COUTINHO NÃO ESTÁ MORTO

Sérgio Botêlho

Ricardo-coutinho-Sorrindo
Vai morrer de desgosto quem pensar que o governador Ricardo Coutinho está adredemente derrotado em sua pretensão de se reeleger só por conta do rompimento anunciado pelo PSDB do senador Cássio Cunha Lima. Num pretenso segundo turno, o líder do PSB paraibano é presença certa.
A força de sua caneta vai começar a valer muito a partir de agora. E onde a tinta palaciana vai fazer a maior diferença é na comunidade de prefeitos do estado. Principalmente no momento em que ela age no papel onde são escritos os convênios. E prefeito trabalhando tem força eleitoral comprovada.
Não é incomum a gente ouvir parlamentares dizendo “vou ter tantos votos no município X”. E é batata! A quebra, para menos, ou o acréscimo, dos votos, é coisa pouca. Quando não dá o prometido vem logo a eterna frase do “fui traído”. E foi mesmo. Prefeito trabalhando é sinônimo de voto. Só tem que fiscalizar, coisa que os governos sabem, e podem, fazer.
E não precisa ser um prefeito de boa qualidade, tão de bem com o seu povo. É nas prefeituras onde a patuléia busca o primeiro socorro nas agonias, nos aperreios. A multidão bate à porta do prefeito, primeiro. Alguns poucos é que andam pelos gabinetes dos deputados estaduais, e, muito menos ainda, pelos palácios dos governos estaduais.
Senadores e deputados federais, estes são os menos acossados pela turba em busca de solução para os seus problemas diários. E que não são poucos. Armados com os convênios, e de cofres mais robustecidos, o atendimento municipal costuma deixar a população satisfeita. E não se enganem: o povo é mesmo agradecido, havendo razão para tanto, na hora do voto.
Se não bastasse a força do Palácio da Redenção no seio da comunidade de prefeitos, obras a cargo do governador costumam provocar raios de satisfação no meio do povo. E, se
Ricardo está de mal com a roda dos políticos, pode não estar tão mal assim com o povo. E já vi governo ruim nas pesquisas reverter tudo em ano eleitoral. Justamente, com obras.
E quer ver Ricardo ganhar fácil esse pleito de 2014? Pois então, é só pulverizar os campos adversários, em “n” palanques, em peleja contra ele. Caso não haja mais duas forças reais, e, apenas mais duas, acompanhando os palanques nacionais, Ricardo estará nadando de braçada, nessa campanha.