Dos estudantes brasileiros – da pré-escola à pós-graduação – que não têm acesso em casa à internet em banda larga ou à rede móvel 3G ou 4G, 96,6% são da rede pública de ensino.
No total, 6 milhões de estudantes não dispõem de acesso domiciliar à web para acompanhar as aulas. Desses, cerca de 5,8 milhões frequentam instituições públicas.
Isso é o que revelam dados compilados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os técnicos analisaram o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.
O problema se concentra entre os alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como da pré-escola. Na graduação e pós-graduação, a falta de acessibilidade é menor.
No ensino fundamental, foram realizadas 27,2 milhões de matrículas em todo o país em 2018. Dessas crianças, 4,4 milhões não dispunham de acesso domiciliar à internet.
Cerca de 200 mil estudantes que se matricularam no ensino fundamental e não tinham acesso à banda larga ou rede móvel são de escolas particulares, segundo o Ipea.
A diferença reflete, em parte, segundo o pesquisador Paulo Meyer Nascimento, um dos autores do estudo, a concentração da provisão de educação básica no Brasil.
Mais de 80% das matrículas estão em escolas públicas. “Há, contudo, proporcionalmente mais estudantes sem acesso à internet estudando nesses estabelecimentos”, diz.
“Um pra seis”
Moradora do Varjão, no Distrito Federal, a catadora de material reciclável Ana Paula, 35 anos, tem seis filhos que estudam. Eles dividem, contudo, apenas um celular.
As crianças têm entre 5 e 16 anos. “Um professor da escola que conseguiu um celular para meus meninos, mas minha maior dificuldade é que a internet cai direto”, conta a mãe.
Ana Paula está desempregada desde março. Ela não conseguiu voltar a trabalhar, pois tem um bebê de 9 meses com problema no coração, o que o colocou no grupo de risco da Covid-19.
O dinheiro que ganha do auxílio emergencial serve apenas para comprar comida e pagar as contas essenciais. Ela não vê chances de comprar outro celular.
“A dificuldade é muito grande, ainda mais para quem tem muitos filhos. Às vezes, a escola não compreende e não imprime as tarefas”, exemplifica a catadora de material reciclável.
“Eu fiz um trabalho com meu filho em que eu tinha que tirar foto da cidade e imprimir. Deu muito trabalho e a gente não fez porque não tinha dinheiro para a impressão”, conta.
Ações
As estimativas do Ipea indicam um custo aproximado de R$ 3,8 bilhões para a aquisição de chips de dados, celulares, tablets e kits de conversão à TV digital para universalizar o ensino a distância.
Esse montante equivale, por exemplo, a quase três vezes o total destinado em 2020 para a aquisição de livros didáticos pelo Programa Nacional do Livro Didático, segundo o Ipea.
Na avaliação de Nascimento, é preciso avançar nas políticas de acesso à internet e a tecnologias para promover o ensino remoto no atual contexto da pandemia de Covid-19.
“O diagnóstico mostra a necessidade de aprimorar políticas públicas para que esses estudantes permaneçam estudando, mesmo afastados fisicamente do ambiente escolar”, afirma.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Metrópoles