5 anos da conquista do " Leão " !

Bruno Filho

Exatamente 5 anos atrás eu presenciei a perda, através do Corinthians, de um dos títulos mais ganhos da história recente do futebol brasileiro, exatamente uma Copa do Brasil e dentro do Morumbi, seu palco de grandes conquistas e históricas apresentações. O time estava na Serie B do Brasileiro e aquela conquista seria uma injeção de ânimo na torcida e nos jogadores.

Mas…conseguiu perder na primeira partida. Ganhava o jogo por 3 x 0 do Sport e com este placar dificilmente seria impedido de levantar a taça, até que no final do segundo tempo Enilton, jogador mediano que fez certo sucesso no Coritiba diminuiu o placar e transformou o resultado num perigoso 3 x 1, porém esse não foi o mote da questão.

Acontece que depois do jogo, do alto de seu cabelo estilo abacaxi e de seus 1,62 medidos com capricho Carlinhos Bala soltou a maior profecia da história do futebol mundial. Foi categórico e afirmou…” esse foi o gol de nosso título…” no momento fiquei perplexo diante dos microfones da emissora para a qual trabalhava e confesso desdenhei um pouco da previsão do lépido atacante.

Não é que ele tinha razão ? jogo da volta cercado de rivalidade e mistério na Ilha do Retiro. Cronistas esportivos de nomeada se degladiando e criando uma verdadeira batalha envolvendo a glória, cultura e amor entre Pernambuco e São Paulo, como se uma guerra civil se aproximasse. Horas que antecedem o jogo exaustivas e cheias de ofensas de parte a parte…

Veio o jogo e a profecia de Bala se concretizou…Sport 2 x 0 e com o gol marcado fora de casa sagra-se campeão pela primeira vez da Copa do Brasil. Não acreditei e cheguei até a perder um pouco da compostura que sempre me caracterizou nos microfones, todos sabem que sou corintiano, mas nunca deixo influenciar minhas opiniões.

Com o quê não me conformo absolutamente e sempre brinco com Cacá Barbosa, meu companheiro pernambucano e torcedor do “Leão”…houve um penalti a favor do Corinthians em cima de Herrera cometido pelo goleiro Magrão. Penalti claríssimo que só não foi visto pelo mineiro Alicio Pena Junior, com a sua barriga proeminente e acompanhando a jogada de longe.

Para os rubro-negros não houve nada…para os corintianos penalti claro. O futebol é gostoso por isso, se fosse tudo certinho não teria graça, seria sempre a mesma coisa, como uma raquetada de Nadal ou Federer. O que sei é que a profecia do baixinho e serelepe Carlinhos Bala se concretizou e eu gostei muito pois sou metido a profeta também. Adoro dar palpites.

Em tempo: Bala jogou nos 3 grandes de Pernambuco e fez sucesso em todos eles com muita qualidade e o Sport mereceu aquela conquista que ficou nos anais de sua história. Hoje sou suspeito para escrever sobre isso já que tornei-me nordestino de coração e estou bem distante do Corinthians, aliás já escrevi que este não é mais o meu Corinthians.

Parabéns pela conquista que completa 5 anos e que outras venham, já que não existe nada parecido com a rivalidade existente em Recife, aonde se respira futebol 24 horas por dia nas ruas e avenidas. Mas que foi penalti, foi…tenho certeza absoluta, ou será que não foi ? prefiro ficar assim, sempre escrevendo o que sinto neste futebol que me encanta e me emociona.

De lá a esta parte o Corinthians ganhou muito…mas perdeu a identidade, que pena !