25% aprovam governo de Ricardo em Guarabira

A administração do governador Ricardo Coutinho (PSB) vai bem na avaliação de 25% dos eleitores da cidade de Guarabira. Já os índices de desaprovação atingem o patamar de 32%. A atual prefeita do município, Fátima Paulino, faz oposição ao Governo do Estado. Seu filho, o deputado Raniery Paulino, é da bancada de oposição na Assembleia Legislativa.

Em Guarabira, o governador tem o apoio do grupo ligado ao ex-deputado Zenóbio Toscano. A esposa de Zenóbio, a deputada Leá Toscano (PSB), faz parte da bancada governista na Assembleia. Na eleição deste ano Ricardo está apoiando a candidatura de Zenóbio a prefeito de Guarabira.

De acordo com a pesquisa Ipespe, a gestão de Ricardo Coutinho está melhor avaliada entre os eleitores do sexo masculino (29%), com o ensino médio (29%) e com renda mensal familiar de até dois salários mínimos (27%).

As maiores taxas de rejeição são entre os eleitores na faixa de 25 a 44 anos (37%), entre os que têm até a quarta série do ensino fundamental (36%) e com mais de cinco salários mínimos (41%).

Zenóbio tem 47% contra 23% de Josa em Guarabira

Pesquisa Ipespe mostra que se a eleição para prefeito da cidade de Guarabira fosse hoje, o candidato do PSDB, Zenóbio Toscano, venceria com 47% das intenções de voto. O candidato adversário, Josa da Padaria, do PMDB, teria 23%. Os votos branco, nulo e nenhum somam 12%. Já os que não sabem ou não responderam representam 19%.

Guarabira é uma das cidades mais importantes da região do Brejo e vem sendo administrada desde 2005 pelo PMDB. A atual prefeita Fátima Paulino está concluindo o seu segundo mandato.

Ela apoia a candidatura de Josa da Padaria, que disputa a eleição em coligação com dez partidos. Já o candidato da oposição, Zenóbio Toscano, que tenta voltar ao comando da prefeitura, fez coligação com 14 partidos.

A pesquisa ouviu 500 pessoas nos dias 18 e 19 de julho e se encontra registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o protocolo 00025/2012. A pesquisa é a primeira publicada pelo JORNAL DA PARAÍBA sobre o pleito de 2012 no município.

Gestão de Fátima tem desaprovação de 34%
Em seu último ano de mandato como prefeita de Guarabira, a administração de Fátima Paulino (PMDB) é aprovada por 25% do eleitorado, mas a desaprovação chega a 34%, segundo revela a pesquisa Ipespe, realizada nos dias 19 e 20 de julho. A aprovação é formada pela soma dos conceitos boa (20%) e ótima (5%) gestão, enquanto a desaprovação é a soma de ruim (12%) e péssima (22%). Conforme os números, 39% consideram sua gestão regular. Apenas 3% dos entrevistados preferiram não opinar.

Fátima Paulino é aprovada principalmente entre os mais velhos (34%), entre os que ganham de cinco a dez salários mínimos (30%), entre os homens (25%) e no grupo daqueles que têm até a quarta série do ensino fundamental (32%).

A família Paulino tem uma forte atuação em Guarabira. Roberto Paulino, esposo de Fátima, já foi prefeito da cidade, deputado estadual e federal, vice-governador e governador do Estado.

Do Blog com JP OnLine