2013: CNJ prepara Mutirão carcerário na Paraíba

Aline Lins

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que após inspeção realizada em janeiro de 2011 recomendou ao Poder Executivo da Paraíba a desativação do Presídio do Róger e do Presídio Regional de Patos, vai voltar novamente à Paraíba este ano. O Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário do CNJ, responsável pelos mutirões carcerários, está acompanhando a situação do presídio do Róger e de todo o sistema carcerário da Paraíba. Tanto que o Estado foi incluído entre os que receberão o Mutirão Carcerário agora em 2013. A data, no entanto, ainda não foi definida. Na época em que houve a inspeção no Róger, o relatório do CNJ apontou que o presídio possui capacidade para apenas 480 detentos, mas foram encontrados 968 detentos na unidade. Hoje, porém, existem cerca de 1.100 internos. Lamentável.
‘Adesões’

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) minimizou as supostas ‘adesões’ de prefeitos tucanos ao PSB. “É uma preocupação que não existe na minha cabeça. A adesão não representa nada de mais, já que o partido apoia o governo”, ponderou. Quando supõe ter fechado um apoio, o PSB tem agido igual galinha quando põe um ovo.

Candidatura própria

O deputado Ruy Carneiro disse ontem que continua defendendo candidatura própria do PSDB às eleições de 2014, a do senador Cássio Cunha Lima. Mas a prioridade agora é fortalecer o partido, preparando-o para as convenções.

Improbidade

A Procuradoria de Campina Grande está preparando cerca de 30 ações civis públicas contra o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), por suspeitas de irregularidades em atos administrativos promovidos pela gestão anterior. O objetivo é investigar se houve ato de improbidade administrativa.

Retrovisor

O ex-prefeito Veneziano diz que todas as denúncias apresentadas até agora pela atual administração seriam ‘inverídicas’ e fez críticas à gestão que, segundo ele, continua no palanque, com olhos no retrovisor.

1º Ouvidor

O desembargador Fred Coutinho será o primeiro ouvidor do Poder Judiciário da Paraíba. A Ouvidoria será o canal de comunicação direta entre o cidadão e o Poder Judiciário. Já o desembargador Abraham Lincoln foi escolhido para ser o coordenador estadual dos Juizados Especiais.

Igreja presente

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu em seu gabinete a visita do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e de outros representantes da Arquidiocese da PB para falar sobre parcerias entre as duas instituições.