Para o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), o Projeto de Lei que trata do novo marco do saneamento, aprovado nesta quarta-feira (24) no Senado, vai provocar o fechamento de empresas estatais do setor. Em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (25), ele justificou porque se posicionou contra o texto.
“Nenhum de nós desconhece a importância do investimento privado. A presença da iniciativa privada já se faz, mas o projeto, além de trazer dispositivos inconstitucionais, que retira a autonomia dos municípios de decidirem, que tira dos estados de atuarem, também leva a uma situação, que é a incapacidade de as empresas públicas de participarem dos processo licitatórios. Elas serão levadas a uma situação de fechamento”, disse.
Ainda para Veneziano, o texto aprovado também prejudicarão cidades do interior, que não deverão atrair atenção e investimentos do setor privado. “Quando se falou que as concessões se falou sobre um procedimento de concessões para ferrovias, hoje as ferrovias brasileiras estão preparadas, então essa forma quase que sem discutir é que nos deixa muito preocupados. Tomara que eu esteja equivocada”, disse.
Da Paraíba, votaram a favor do texto os senadores José Maranhão (MDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba