Uma enfermeira paraibana radicada em Manaus foi a responsável por registrar as imagens de um dos pacientes encaminhados para receber tratamento contra a Covid-19 em João Pessoa. No fim da tarde deste domingo (17), Ducilene gravou um vídeo, emocionada, e agradeceu aos profissionais de saúde da Paraíba pela acolhida aos pacientes.
Ducilene é enfermeira do Hospital 28 de Agosto e também vivencia a crise que sufocou a população de Manaus nos últimos dias, com a falta de oxigêno. Ela mostrou imagens do primeiro paciente da unidade a embarcar para a Paraíba. O nome dele é Marcelo.
O vídeo foi obtido com exclusividade pela reportagem do Polêmica Paraíba.
“Estamos enviando o primeiro paciente do Hospital 28 de Agosto para continuar o tratamento no Hospital Universitário da Paraíba. Na certeza da continuidade dessa assistência, eles estarão nas mãos de outros profissionais. Muito orgulhosa de encaminhar mais um paciente para minha terra, para minha cidade”, disse.
A paraibana disse ter a certeza que os brasileiros vencerão a pandemia. “Confio em todos vocês aí. Parabéns pela iniciativa de receber nossos pacientes de Manaus. Muito grata por essa recepção e esse tratamento. Muito grata, fique com Deus”, acrescentou.
O voo com pacientes de Manaus (AM) em tratamento da Covid-19 deve pousar após às 22h15, no Aeropoto Castro Pinto, em Bayeux. A previsão inicial era de que o voo chegaria às 2h, mas uma pane adiou a viagem. A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros, que deve recepcionar os pacientes.
Quinze pessoas serão trazidas de Manaus e ficarão internadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley. O objetivo é amenizar a crise vivenciada na região, com a falta de oxigênio. O transporte dos pacientes deverá ser conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Duas aeronaves C-99 do Esquadrão Condor cumprem as missões. Além dos pacientes, 5 pacientes, 02 medicos e 05 enfermeiros são transportados para a Paraíba.
Por meio de nota, o HU informou que “está de braços abertos para receber os irmãos de Manaus-AM. Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, o HULW colocou 15 leitos à disposição de pacientes do Estado do Amazonas com covid-19”, disse.
Ainda na nota, o hospital diz que “a enfermaria que irá recebê-los está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Ao todo, cerca de 60 profissionais da área assistencial do Lauro Wanderlei estão envolvidos nessa ação humanitária”, acrescenta.
A logística de transporte está sob a coordenação do Ministério da Saúde. Em todo o País, a Ebserh mobilizou quase 150 leitos de nove hospitais universitários federais. Os voos partem de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO), transportando pacientes e profissionais de saúde.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba