O jornalista Gutemberg Cardoso Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira(04) a psicóloga, Mayara Almeida. Durante a entrevista a psicóloga falou sobre a luta conta a depressão e a importância de se manter atento aos sinais que demonstrariam que as pessoas próximas a nós estariam sofrendo com a doença ou desenvolvendo tendências suicidas.
Segundo Mayara o número de suicídios estaria crescendo no Brasil e também na Paraíba, mas não apenas entre os indivíduos adultos e os jovens como também em indivíduos que ainda na infância, segundo a psicóloga ainda haveria uma grande imaturidade na nossa sociedade no que concerne o entender os pensamentos alheios e do reconhecimento do valor da vida alheia no que tange as questões de saúde mental.
Ela também falou que todas as pessoas que chegam a cometer ou tentam praticar o suicídio na realidade não tomam esta decisão no momento em que a tentativa ocorre, mas que na realidade que são pessoas que já vem há algum tempo sofrendo e dando sinais de que não estariam bem psicologicamente. Ela também falou sobre o tabu que existe na sociedade brasileira sobre falar-se de casos de suicídio, segundo Mayara falar sobre a depressão e o suicídio na realidade abriria a possibilidade para que pessoas que enfrentam estas lutas internamente possam falar com alguém sobre o seu problema.
Em seguida Mayara falou sobre quais seriam os principais sinais de que uma pessoa estaria sofrendo e que precisaria de algum olhar diferenciado: desenvolvimento de compulsão alimentar, alteração na qualidade do sono ou na capacidade de dormir, desenvolvimento de hábitos que antes a pessoa não manteria ou o abandono de hábitos corriqueiros, a prática de delitos e o uso sem moderação de bebidas alcoólicas ou de drogas ilícitas. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/455778868259355/?fb_dtsg_ag=AdwEKAQZwqeq_VPYuHD9p6iaJtbe0LKzvJTJVNb0NVuSZw%3AAdwKYVeidYdKxpCrCI_miEEhDrm5ik6phV_3R5kntpt6tw
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba