O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News da noite desta sexta-feira(21) a defensora pública-geral do estado da Paraíba, Madalena Abrantes. Durante a entrevista ela falou sobre a sua gestão a frente da presidência da defensoria pública no estado da paraíba.
Madalena iniciou a entrevista falando sobre o processo de do fim da sua atual gestão a frente da defensoria pública do estado da Paraíba e sobre o lançamento de sua candidatura a reeleição ao cargo, segundo ela atualmente o maior entrave para o órgão atualmente seria a falta de diálogo por parte do poder executivo do estado que não se abriria para a possibilidade de uma reavaliação do orçamento da defensoria pública estadual. Madalena também afirmou que desde o ano de 2014 a defensoria não recebe nenhum tipo de acréscimo apesar das tentativas por parte do órgão de aumentar seu orçamento.
Ela também falou sobre um diálogo que teve recentemente com todos os candidatos ao governo do estado que lhe teriam prometido criar um diálogo mais aberto em relação ao órgão além de promessas de um olhar mais caro para as necessidades da defensoria pública paraibana, Madalena garantiu que este compromisso dos candidatos teria sido selado através da assinatura de um pacto entre o órgão e os candidatos.
A defensora pública também ressaltou a importância do fechamento de parcerias com outros órgãos do estado para conseguir driblar as limitações orçamentárias da defensoria pública paraibana e assim expandir o serviço prestado por toda a Paraíba. Ela afirmou que atualmente o órgão possui convênio com quase todas as universidades do estado, assim como quase todas as prefeituras paraibanas, Madalena ressaltou que através destas parcerias a defensoria pública do estado teria recebido uma série de terrenos e imóveis para que sejam instaladas todas as dependências do órgão em João Pessoa e em outras cidades paraibanas.
Em seguida Madalena falou sobre os planos do órgão de dispor de um ônibus para realizar os serviços da defensoria de forma móvel, podendo inicialmente prestar as atividades em todos os bairros da cidade de João Pessoa e em seguida expandir o serviço para todas as regiões do estado.
Sobre o processo para a eleição do próximo defensor público-geral do estado para o próximo biênio, Madalena garantiu que o processo assemelha-se muito com o modelo de uma eleição majoritária em que é lançado o edital para o início do certame eleitoral em que são lançadas as candidaturas, das quais as três mais votadas serão apresentadas para o governador do estado para que este escolha um dos nomes que deseja empossar para comandar durante o biênio seguinte. Ela afirmou que a expectativa é de que sejam lançadas dez candidaturas para comandar a defensoria pública no estado da Paraíba. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/281386039140468/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba