Educação

VEJA VÍDEO: Jonatan da Silva comenta sucesso da inclusão do ensino integral na Paraíba

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(15) o gestor da área de educação Jonatan da Silva que atua como diretor de uma das escolas que participam do programa Escola Cidadão que foi lançado pelo governo do estado.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(15) o gestor da área de educação Jonatan da Silva que atua como diretor de uma das escolas que participam do programa Escola Cidadão que foi lançado pelo governo do estado. Composto atualmente por 100 escolas o programa permite que os jovens que estudam pela rede de ensino público estadual tenham acesso a escolas integrais com um sistema de ensino diferenciado e voltado a preparar estes jovens para o futuro.

Segundo Jonatan até o passado recente a rede pública da Paraíba sofria com uma grande defasagem na qualidade de sua formação em relação as escolas particulares, mas que passou a ser revertido com os investimentos recentes na área de educação. O gestor relatou os investimentos estruturantes que foram realizados nas escolas para que elas pudessem receber este novo sistema de ensino.

Ele também comentou as mudanças na forma como se dá a relação com os estudantes neste novo modelo de educação onde os jovens não apenas chegam nas escolas, assistem suas aulas e vão embora sem ter um maior relacionamento com a instituição. Nas escolas cidadãs os jovens participariam de atividades voltadas a fundamentar sua noção de responsabilidade com a sociedade, além de um acolhimento que é feito aos jovens e aos pais para que os mesmos possam se sentirem mais participantes das escolas.

Jonatan também falou sobre os grandes investimentos que vem sendo feitos pelo governo estadual voltados para a área da educação. Ele comparou a Escola Cidadã a projetos lançados em períodos passados que findaram por falhar, segundo ele estes outros projetos falharam pela ausência de investimentos financeiros na mesma proporção dos que estão sendo feitos atualmente.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba