O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta quinta-feira(24) o secretário do Procon-JP, Helton Renê. Durante a entrevista o secretário falou sobre a atuação do Procon em defesa do consumidor pessoense durante a atual crise dos combustíveis que esta afetando os preços em todo o país e sobre o impacto causado pelas ”fake news” em períodos difíceis como este.
Questionado se mesmo durante períodos de crise e desabastecimento como estamos vivendo atualmente haveria algum tipo de medida que delimite a variação dos preços de um produto, Helton afirmou que o maior delimitador seria o bom senso. O secretário explicou que mesmo em períodos críticos como o atual é necessário que se faça uma análise se o aumento dos preços seria causado devido a realidade enfrentada ou apenas por um desejo de uma maior obtenção de lucro do comerciante e que o Procon buscaria combater os abusos.
Ele também alertou sobre o perigo existente na disseminação de notícias falsas, a prática que é crime como fez questão de ressaltar o secretário pode aumentar o sentimento de preocupação com a crise e levar a uma histeria generalizada entre a população. Helton cobrou dos veículos de imprensa um cuidado redobrado ao publicarem as notícias para que não emitam uma notícia baseada em uma informação falsa: ”a imprensa atentar para a necessidade de checarem suas fontes, pois uma ‘fake news’ quando é publicada passa a gozar de uma de verdade”.
Segundo o secretário apenas o Procon municipal teria realizado 60 autuações a postos de combustível na cidade de João Pessoa nesta quinta-feira, mas também teriam ocorrido situações onde a população teria realizado denúncias motivadas por notícias falsas. Assista ao vídeo da entrevista completa abaixo:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba