O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta segunda-feira(26) os especialistas Ivýna Souto, Gilvan Freire, Lucas Sales e Rui Galdino para debaterem os principais temas da última semana e apontarem quais devem ser os assuntos que movimentarão a semana que se inicia hoje.
O debate iniciou-se com Gutemberg pedindo para que os membros da bancada apontassem quem teria sido em suas opiniões o principal nome da última semana. Lucas Sales apontou o ambulante Leonardo de Mogi das Cruzes que ao perder tudo decidiu vender lanches de forma informal em sua cidade para possuir um meio de vida e foi apoiado pela população da cidade no momento em que a polícia apreenderia seus produtos e o impediria de trabalhar. Gilvan Freire por sua vez apontou o nome do deputado Pedro Cunha Lima(PSDB) que segue movimentando o jogo político paraibano graças aos boatos em torno do seu nome.
Para fazer um contraponto Gutemberg também pediu que fossem apontados os nomes que teriam cometido as maiores gafes da semana. A jornalista Ivýna Souto lançou o nome do diretor José Padilha por causa de sua série o mecanismo e o direcionamento político com o qual a série teria sido criada. Rui Galdino apontou o colegiado do STF devido as decisões recentes que vem sendo tomadas no tribunal e afirmou que seria melhor que a casa passasse a chamar-se Supremo Tribunal dos Fulanos, pois as decisões dos ministros estariam sendo motivadas por quem é o réu e não o que ele tiver feito.
Em seguida foram apresentados alguns vídeos para os debatedores para que eles escolhessem aquele que para eles teria sido o vídeo mais marcante ou impactante da semana. Ivýna decidiu ficar com o vídeo do ministro do STF, Roberto Barroso, que em um momento de irritação explodiu com seu companheiro de Casa Gilmar Mendes. Ela argumentou que o vídeo de imbróglio envolvendo os dois juízes serviria omo representação da decadência enfrentada pelo judiciário brasileiro e da crise moral enfrentada no Brasil.
Novamente fazendo um contraponto Gutemberg exibiu vídeos dessa vez pedindo que os membros da mesa apontassem qual destes vídeos seria o maior destaque negativo da semana que se passou. Rui Galdino optou por um vídeo onde o músico Geraldo Vandré durante a segunda apresentação de seu retorno aos palcos retira alguns protestantes de seu show, para Galdino a atitude tomada pelo cantor iria de encontro a sua história de vida.
Questionados se com as mobilizações recentes na política internacional estaríamos vendo o mundo aproximar-se de uma terceira grande guerra mundial, todos os participantes discordaram e apesar de pequenas discordâncias em suas visões pessoais acreditam que o mundo está enfrentando ou prepara-se para enfrentar uma guerra que se dará no campo da informação criando um novo modelo de guerra sem precedentes históricos.
O tema abordado em seguida foi a nova derrota do ex-presidente Lula no judiciário, Gilvan Freire apontou que a nova derrota de Lula já não era esperada pela população, mas tida como uma certeza o que era esperado segundo ele era sua prisão que não ocorreu unicamente devido a decisão do STF na semana passada. Lucas Sales complementou afirmando não crer na candidatura de Lula para a presidência da República devido as complicações legais que surgem a cada dia para impedir que o ex-presidente participe do pleito e que na realidade a estratégia petista é que Lula apadrinhe um nome que dispute em seu lugar.
Por último os quatro foram questionados sobre a atual situação política da Paraíba a qual Gilvan Freire definiu comparando a um quadro negro sem giz permitindo, permitindo que nada além do escuro seja visto por aqueles que querem saber algo a mais do pleito que ocorrerá no meio do ano. Concordando com Gilvan Rui chamou a política estadual de samba do crioulo doido, mas apostou em uma saída de Ricardo Coutinho do governo para disputar a vice-presidência.
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1687659411289326/?t=3960
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba