O Comandante Geral da Polícia Militar do estado da Paraíba, Coronel Euller Chaves, concedeu nesta quinta-feira(17) uma entrevista para o programa Arapuan Verdade. Durante a entrevista o coronel falou sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro(PSL), em que a posse de armas de fogo para o cidadão comum foi flexibilizado permitindo que o cidadão que assim desejar possua até quatro armas em suas casas.
Segundo o coronel é necessário avaliar qual a real motivação do presidente para assinar este decreto, pois caso a decisão do atual presidente seja visando unicamente o cumprimento de uma promessa eleitoral não surtirá bons frutos, mas caso a medida seja feita buscando analisar honestamente o posicionamento da população brasileira e assim reavaliar a liberação do porte de armas para a população civil.
Euller comparou a flexibilização com a habilitação para dirigir veículos e relembrou o número de mortes que ocorrem anualmente no trânsito e também questionou se o número de mortes causadas pela violência urbana que assola o Brasil atualmente não aumentarão. Ele também apontou que é muito necessário se prestar atenção para a preparação psicológica que será recebida por estas pessoas que irão adquirir armas após a assinatura deste decreto.
“Eu nunca tive que sequer apontar uma arma para alguém fora do meu trabalho, mas alguém imponderado psicologicamente, será que esta pessoa após fazer todos os testes psicológicos realmente estará preparada para possuir uma arma?”, questionou o militar que também apontou que dados científicos afirmam que armas em casa servem mais como um elemento de coerção doméstica do que um instrumento de defesa.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba