O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(20) o advogado, Carlos Fábio. Durante a entrevista Carlos falou sobre sua pretensão de disputar a presidência da seccional Paraíba da Ordem dos Advogados do Brasil.
Ele iniciou a entrevista falando sobre como enxerga o momento da nação com a aproximação do dia das eleições e para ele como deverá ser a resposta do eleitor em relação aos nomes que estão polarizando as opiniões atualmente, para ele o país já está no fim da campanha que tornou-se uma corrida de tiro curto após as mudanças na legislação eleitoral e que devido a isto que nestas duas últimas semanas que precedem as eleições muitas candidaturas estão polarizando o eleitor nos estados e no país e que esta polarização seria um grande indicativo de quem são os candidatos que chegarão ao segundo turno.
Perguntado se os advogados estariam sendo menos requisitados durante a campanha eleitoral, Fábio afirmou que na Paraíba ainda existe uma tranquilidade relativa quanto a processos contra candidatos ou coligações, mas isso também se deveria a uma característica adotada pela própria defesa dos candidatos que passaram a adotar posturas muito mais preventivas do que uma postura de apenas agirem no combate a denúncias já existentes.
Para Carlos Fábio atualmente a população brasileira encontra-se mais envolvida com temas políticos e jurídicos que envolvem o futuro da nação e portanto estaria mais consciente de tudo que se passa em Brasília ao mesmo tempo que tornou-se mais crítico da postura dos representante públicos. Sobre os questionamentos de que o poder judiciário estaria assumindo atualmente uma função que cabe ao poder legislativo, ele garantiu que o ativismo judiciário não iria de encontro ao correto exercício da função jurídica, mas que o exagero neste ativismo é que causaria desordens na sociedade.
Em seguida ele falou sobre a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba, órgão do qual ele é presidente e que se volta para o auxílio de todos os advogados paraibano,mas que desempenha funções que vão muito além disso. Segundo Fábio a maior importância da Caixa de Assistência seria conseguir promover o lazer e o entretenimento para os advogados paraibanos lhes permitindo que assim disponham de uma maior qualidade de vida. Ele também comentou as várias formas de auxílio que são praticadas pela ordem como o auxílio maternidade, em que a CAAPB concede o auxílio para as advogadas que recentemente tenham sido mães.
Ele também falou sobre a eleição da OAB-PB e confirmou que já teria conversado com alguns grupos de advogados que buscam mudar alguns pontos que estariam afetando a categoria profissional. Carlos afirmou que atualmente haveria uma criminalização da advocacia no Brasil em que os profissionais sofreriam perseguições injustas e a violação de suas prerrogativas. Em seguida ele concluiu afirmando que é necessário que se recupere a imagem e o respeito pela OAB.
Sobre a gestão atual que comanda a OAB-PB e o que ele buscaria trazer de diferente caso seja eleito para presidir a ordem, Carlos Fábio afirma que diferiria em tudo e que para isto seria necessário apenas que se comparasse a atual gestão da ordem com sua gestão a frente da CAA-PB. Ainda falando sobre o fortalecimento e a recuperação da OAB-PB, ele afirmou que busca o fortalecimento da ordem para que a OAB-PB volte a ter posicionamentos firmes em defesa da categoria por todo o estado.
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/519682635137618/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba