O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, André Carlo Torres Pontes, concedeu nesta quarta-feira(09) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade e falou sobre o último biênio em que esteve a frente do tribunal. Segundo André um dos seus principais objetivos a frente do TCE-PB foi abrir as portas do órgão para o povo permitindo que o povo deixe de ser uma figura passiva para contribuir ativamente na relação do TCE com a sociedade.
Ele também falou sobre o lançamento do novo aplicativo do TCE-PB que permite que toda a população da Paraíba poderá ter acesso as informações dos processos do Tribunal e também abrir denúncias contra a má gestão dos recursos públicos através do envio de imagens e de áudios denunciando problemas em prédios ou locais públicos relativos ao estado e aos municípios da Paraíba.
Segundo André o projeto que culminou na criação deste aplicativo existe no TCE desde o ano de 2008 em que a população já podia de forma analógica avaliar o serviço prestado em determinados setores do poder público para que os gestores paraibanos possam ter maior conhecimento acerca do que precisa ser melhorado.
Outro serviço digital ofertado pelo TCE-PB é o Projeto GeoPB em que é possível que a população avalie todas a obra públicas registradas nos municípios paraibanos. O presidente também falou do Projeto Turmalina, lançado pelo tribunal em que um programa de computador ficará 24h por dia avaliando os sites de transparência do estado e dando notas para os níveis de transparência oferecido pelas gestões para a população.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba