As três urnas (duas eletrônicas e uma de lona) que serão utilizadas na eleição deste sábado (29), visando a escolha da lista tríplice de nomeação do próximo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2017-2019, estão guardadas na sala onde funciona a Ouvidoria da instituição. Na manhã desta sexta-feira (28), a Comissão Eleitoral encarregada do pleito lacrou o armário e a sala onde as urnas estão recolhidas.
“Elas estão em local devidamente lacrado e só serão retiradas na manhã deste sábado, pouco antes do início da votação, a partir das 8h”, ressaltou o procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia, presidente da Comissão Eleitoral encarregada de acompanhar o processo de inscrição, votação e apuração das manifestações para a escolha da lista tríplice. A Comissão ainda é composta pelos promotores de Justiça Cláudio Antônio Cavalcanti (secretário) e Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcelos (membro), que também participaram do lacre da sala da Ouvidoria.
A eleição para a lista tríplice destinada à nomeação do procurador-geral de Justiça para o biênio 2017-2019 tem sete candidatos: os promotores de Justiça Amadeus Lopes Ferreira, Clístenes Bezerra de Holanda, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, João Arlindo Corrêa Neto e João Geraldo Carneiro Barbosa; e os procuradores de Justiça José Roseno Neto e Valberto Cosme de Lira.
Neste sábado (29), os 215 membros da instituição aptos a votar poderão escolher até três nomes entre os sete candidatos. A votação acontece no período das 8h às 16h, no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, localizado no andar térreo do edifício-sede do MPPB, no Centro de João Pessoa. A eleição será por meio de voto eletrônico, presencial e plurinominal. O resultado da eleição será divulgado assim que o processo de votação for encerrado, às 16h do dia 29 de julho.
Após a apuração, os três candidatos mais votados formam a lista tríplice que é encaminhada ao governador do estado, Ricardo Coutinho (PSB), para a escolha do procurador-geral de Justiça. O governador tem 15 dias para fazer o anúncio. A posse do novo procurador para o biênio 2017-2019 acontece no dia 29 de agosto.
Créditos: WSCOM