Com uma renovação de 38% na ALPB, a posse dos deputados da Paraíba acontece nesta quarta-feira (1) a partir das 9h da manhã, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Após a solenidade de posse, é a vez da eleição da Mesa Diretora que tem chapa única para reeleição de Adriano Galdino (Republicanos).
A maioria dos deputados eleitos integrará a base do governador João Azevêdo (PSB). O gestor contará, pelo menos nesse primeiro momento, com o apoio de 24 mandatários. Os demais, estarão na oposição ou devem adotar uma postura de independência.
A Paraíba terá 14 novos parlamentares, que vão dividir a Casa com 22 Deputados Estaduais que foram reeleitos.
A maior bancada da ALPB fica com o Republicanos, com oito deputados eleitos, o PSB teve seis eleitos, PP ficou com quatro.
PSDB, PL, União Brasil e Federação PT-PV e PCdo B tiveram três eleitos, MDB e Solidariedade tiveram dois eleitos, e a Federação REDE-PSOL e o PSD tiveram apenas um eleito.
Conheça a composição da nova legislatura
Adriano Galdino (Republicanos)
Eleito com 59.075 votos
Nascido em Campina Grande, Adriano Galdino é formado em Engenharia Civil e direito. Foi vereador por dois mandatos e prefeito por três, do município de Pocinhos. Galdino tornou-se deputado estadual em 2010. Está no quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi eleito presidente do parlamento paraibano de 2015 a 2016 e de 2019 a 2022) da 19ª Legislatura. Adriano também já ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado, além de governador interino.
Anderson Monteiro (MDB)
Eleito com 25.218 votos
Anderson Monteiro nasceu na cidade de Esperança, Agreste paraibano. Advogado, formado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ele é pós-graduado e mestre pela Universidade de Coimbra, Portugal. Em 2012, quando tinha 26 anos, Anderson foi eleito o prefeito mais jovem de Esperança. Agora, exerce seu segundo mandato como deputado estadual e tem como lema a boa política.
Branco Mendes (Republicanos)
Eleito com 31.202 votos
Natural de Aguiar, município sertanejo da Paraíba, é formado em Administração de Empresas. Iniciou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Alhandra. Já no primeiro mandato de vereador se elegeu presidente da Câmara Municipal de Alhandra, para o biênio 93/94. Em 1996, foi eleito prefeito da cidade, sendo reeleito em 2000. Em 2006 disputou sua primeira eleição para o mandato de deputado estadual. Foi reeleito nas eleições seguintes (2010, 2014 e 2018) e entra agora em seu 5º mandato na Assembleia.
Bosco Carneiro
Partido: Republicanos
Nascido em João Pessoa, Bosco Carneiro pautou sua vida política no Brejo paraibano. Foi eleito prefeito de Alagoa Grande, município onde tem raízes familiares. Filho do promotor João Bosco Carneiro, respeitado jurista paraibano, Bosco formou-se em Direito. Atualmente é filiado ao Partido Popular Socialista (PPS). O parlamentar está no terceiro mandato de deputado estadual. Na Legislatura passada foi o primeiro vice-presidente da Casa chegando a assumir, em 2018, interinamente o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Na Casa Epitácio Pessoa também já exerceu a função de presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCJ) e foi relator da CPI da Telefonia.
Caio Roberto (PL)
Eleito com 36.796 votos
Nasceu em Campina Grande, mas aos 12 anos se mudou para João Pessoa, para estudar Direito. Na adolescência acompanhou de forma participativa a carreira política do seu pai, o ex-senador e deputado federal, Wellington Roberto. Ingressou na política em 2010, quando se elegeu deputado estadual. Em 2014, colocou mais uma vez o seu nome à disposição da população na disputa pela vaga no parlamento estadual pelo PR. Vitorioso novamente em 2018, Caio ingressa agora no seu quarto mandato na Casa.
Camila Toscano (PSDB)
Eleita com 32.586 votos
É advogada por formação e exerce o terceiro mandato de Deputada Estadual da Paraíba. Iniciou sua carreira política em 2014, quando venceu a primeira eleFição para deputada estadual. Como parlamentar, já atuou na Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão dos Direitos da Mulher. Embora seja natural de João Pessoa, Camila Toscano tem atuação intensa no Brejo paraibano.
Chico Mendes (Republicanos)
Eleito com 43.068 votos
Natural de Cajazeiras, o empresário Chico Mendes foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual da ALPB. Em 2020, foi eleito prefeito do município de São José de Piranhas, localizada no Sertão do Estado.
Chió (REDE)
Eleito com 28.569 votos
Melchior Naelson Batista da Silva, ou simplesmente Chió, é natural do município de Esperança, vivendo desde os primeiros dias de vida na cidade de Remígio, Brejo paraibano. Filho de agricultores, Chió foi criado no Sítio Gravatá-Açu e iniciou a vida pública na militância estudantil ao fazer parte do diretório acadêmico do curso de Agronomia, na UFPB, onde concluiu, aos vinte e quatro anos, doutorado na área. Pesquisador da Embrapa, o parlamentar entrou na política em 1988. Em 2012 foi eleito prefeito de Remígio e quatro anos depois foi reeleito, para mais um mandato à frente do Poder Executivo do município. Em 2017 tornou-se Líder na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS Brasil), e em 2018, já filiado à Rede Sustentabilidade, elegeu-se deputado estadual. Em seu primeiro mandato como Parlamento Estadual foi eleito vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e da Comissão de Turismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Tem como principais bandeiras de trabalho a Educação, a Saúde, a Cultura, o Desenvolvimento Econômico Regional, o Meio Ambiente, o Esporte e a Cultura.
Cida Ramos (PT)
Eleita com 31.819 votos
Professora de Ensino Superior e doutora em Serviço Social, Cida Ramos é natural de Sapé. Iniciou sua militância política aos 15 anos, participando de atividades sociais mantidas pela Igreja Católica. Em seguida, envolveu-se com o movimento estudantil secundarista. No seu segundo ano na universidade, foi eleita presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e, sem seguida, eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também já foi presidente por três vezes na Associação de Docentes da UFPB (AdufPB), secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, entre os anos de 2011 e 2018, e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), entre 2012 e 2015. Em 2018, foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo a mais votada na história política do Estado. Atualmente, exerce seu segundo mandato na ALPB.
Danielle do Vale (Republicanos)
Eleita com 37.235
Primeira mulher eleita deputada do Vale do Mamanguape, exerce seu primeiro mandato como deputada estadual da ALPB. Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, já atuou como servidora pública da Secretaria Estadual de Educação e na Assembleia Legislativa da Paraíba, como secretária parlamentar. Servidora concursada da UFPB, realizou serviços na área do conhecimento humano, desenvolvimento social e econômico da cidade de Rio Tinto e da Região do Vale do Mamanguape. Em 2017, assumiu a secretaria de Finanças de Mamanguape, onde ainda exerceu interinamente as pastas de Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Ação Social. Danielle também criou o projeto social “Uma Amiga Vale Ouro”, voltado para as famílias mais carentes de Rio tinto e do Vale do Mamanguape.
Dr Eduardo Brito (Solidariedade)
Eleito com 22.278 votos
Dr. Eduardo Brito é natural de Mamanguape. O médico assume seu primeiro mantado como deputado estadual, mas sua carreira política começou como vereador de Mamanguape. Em 2009, foi eleito prefeito de Mamanguape, sendo reeleito em 2013.
Dr Romualdo (MDB)
Eleito com 23.607 votos
Natural de João Pessoa. Dr Romualdo assume seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Em 2020, foi eleito prefeito do Congo e teve como principal marca sua atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2021, recebeu o Prêmio de Cobertura Vacinal contra a COVID-19, do Governo da Paraíba, por sua atuação à frente da Prefeitura do Congo, sendo agraciando, ainda, com votos de aplausos da Casa de Epitácio Pessoa.
Dra Paula (PP)
Eleita com 38.799
Natural de São José de Piranhas, Dra. Paula Francinete foi eleita deputada estadual, pela primeira vez, em 2018 foi a primeira vez que a médica disputou um cargo eletivo, sendo reeleita em 2022. Em seu primeiro mandato na Casa Epitácio Pessoa, Dra. Paula foi eleita vice-presidente das comissões de Direitos da Mulher e da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. A parlamentar também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na vida pública, a parlamentar também já esteve à frente da Secretaria de Saúde do município de Cajazeiras.
Eduardo Carneiro (Solidariedade)
Eleito com 47.535
Nascido em João Pessoa, Eduardo Carneiro foi vereador por dois mandatos na Capital do estado. Administrador de empresas, o parlamentar atuou no ramo da construção civil e está em sua segunda legislatura na Casa Epitácio Pessoa. Estadual, o parlamentar já atuou como membro titular da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Fábio Ramalho (PSDB)
Eleito com 48.259 votos
Fábio Ramalho da Silva assume seu primeiro mandato como deputado estadual, na Casa de Epitácio Pessoa. Natural de em São Roque, interior do Estado de São Paulo, ingressou na carreira política em 2004, quando foi eleito vereador em Lagoa Seca pela primeira vez. Quatro anos depois, foi reeleito como vereador mais votado do município. Em 2016 foi eleito prefeito da cidade, e reeleito com a maior votação da história política de Lagoa Seca. Deixou a prefeitura no último mês de março, com uma aprovação histórica de 94,2%, tornando-se o gestor mais bem avaliado do estado da Paraíba
Felipe Leitão (PSD)
Eleito com 48.277 votos
Felipe Leitão é natural de João Pessoa e formado em Gestão Pública. Iniciou sua vida política ainda muito jovem, no Grêmio Estudantil do Colégio PHD. Foi vereador de João Pessoa por dois mandatos, entre 2008 e 2016. Eleito deputado estadual em 2018, pela primeira vez, Felipe Leitão atuou como membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão de Direitos da Mulher, além de compor a Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança. O parlamentar exerce seu segundo mandato como deputado estadual.
Francisca Mota (Republicanos)
Eleita com 40.230 votos
Natural do município de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, iniciou sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Em 1994 foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo reeleita sucessivamente por mais quatro mandatos. Em 2012, foi eleita prefeita de Patos, onde permaneceu até 2016. Também já ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da ALPB.
Em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa Paraíba, Francisca Motta tem a sua trajetória política fundamentada em defesa de melhorias na saúde, agricultura e desenvolvimento do Sertão. Entre suas atuais bandeiras estão a interiorização da saúde de alta complexidade, com a implantação do Hospital do Coração do Sertão e a ampliação dos atendimentos oncológicos do Hospital Bem, com o início da realização de quimioterapia na unidade.
Galego de Sousa (PP)
Eleito com 34.441 votos
Natural de São Bento, Galego de Souza entrou na política em 2004, ao ser eleito prefeito do município de São Bento, cidade onde nasceu, no sertão paraibano. Antes da política, Galego foi comerciante e vendia redes pelo Brasil. Em 2008, Galego foi reeleito chefe do Executivo municipal e em 2014 conquistou a vaga de deputado estadual, na Assembleia Legislativa da Paraíba. No parlamento, Galego exerce seu terceiro mandato na Casa Epitácio Pessoa.
George Morais (União Brasil)
Eleito com 26.733 votos
Natural de João Pessoa, George Morais é advogado e professor universitário. Eleito para o primeiro mandato, pelo União Brasil, já exerceu o cargo de diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) e de secretário de mobilidade urbana de Cabedelo e de João Pessoa.
Gilbertinho (União Brasil)
Eleito com 21.891
Gilbertinho é advogado e natural da Pombal. Foi vereador e prefeito da cidade de Lagoa, localizada na região de Pombal. Ele fará parte da bancada de parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba pela primeira vez.
Hervazio Bezerra (PSB)
Eleito com 31.798 votos
Antes de chegar à Casa Epitácio Pessoa, Hervázio Bezerra foi vereador de João Pessoa, sua cidade natal, por cinco mandatos e secretário de Saúde da Capital entre 2000 e 2004. Ingressou na Câmara Municipal da Capital pela primeira vez em 1993, onde foi presidente por dois períodos. Já em 2011, Hervázio deu sequência a sua vida política no parlamento estadual e retornou em 2015. Na Assembleia Legislativa da Paraíba integrou as principais Comissões temáticas, a exemplo da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e foi relator da Lei Orçamentária Anual. Na Casa também foi líder do Governo entre os anos de 2011 e 2018, quando foi eleito, e dá início ao quarto terceiro mandato como deputado estadual.
Inácio Falcão (PCdoB)
Eleito com 24.266 votos
Inácio Falcão nasceu em Campina Grande-PB. Iniciou na vida pública na militância política do Diretório Central dos Estudantes, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O primeiro cargo eletivo ocupado por Inácio Falcão foi o de vereador de Campina Grande, onde permaneceu por quatro mandatos consecutivos. Ele também fez parte do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba. Filiado ao PCdoB – Partido Comunista do Brasil, está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
Jane Panta (PP)
Eleita com 41.274 votos
Médica cardiologista, Jane Panta é natural de Lorena, no estado de São Paulo. Seu trabalho é voltado para melhorias da população paraibana e a promessa de defender os interesses da cidade de Santa Rita, seu reduto eleitoral. Jane Panta exerce seu segundo mandato como deputada estadual, sendo a mulher mais votada entre as representantes eleitas da Casa.
João Gonçalves (PSB)
Eleito com 37.431 votos
Natural de João Pessoa, exerce seu sexto mandato como deputado estadual. Disputou sua primeira eleição em 1992, sendo eleito vereador de João Pessoa, reelegendo-se em 1996 e 2000. Em 2019, atuou como secretário de Articulação Política do Governo do Estado, retornando à ALPB em 2020.
João Paulo (PP)
Eleito com 45.998 votos
Natural de Campina Grande, João Paulo exerce seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi prefeito de Boqueirão entre 2013 e 2020.
Junior Araújo (PSB)
Eleito com 41.800 votos
Júnior Araújo é advogado e natural de Cajazeiras, localizada no alto sertão da Paraíba. Exerceu os cargos de Secretário de Planejamento e Gestão (2006) e Secretário de Governo e Articulação Política (2010), ambos junto à prefeitura de Cajazeiras. Em 2013 foi eleito vice-prefeito de Cajazeiras. Em 2022, foi reeleito para o seu segundo mandato de deputado estadual.
Jutay Meneses (Republicanos)
Eleito com 33.272 votos
Jutay Meneses Gomes é baiano de Cairu. Formado em Direito e em Gerenciamento Administrativo, e também radialista, iniciou a carreira política aos 18 anos. O parlamentar assume pela quarta vez uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa. Além dos mandatos eletivos, já ocupou cargo de Presidente da Junta Comercial da Paraíba, Secretário de Articulação Política da Paraíba, Secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa/PB além do cargo de Auditor Institucional da Datanorte, no Rio Grande do Norte. Radicado há anos na Paraíba, foi homenageado com os títulos de cidadão paraibano e pessoense, tendo recebido ainda os títulos de cidadão de Campina Grande/PB e Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Luciano Cartaxo (PT)
Eleito com 22.272 votos
Natural de Sousa, Luciano Cartaxo foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos, entre 2013 e 2021, mas começou a sua carreira política ainda como estudante, quando foi eleito coordenador do Centro Acadêmico (CA) de Farmácia da Universidade e secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também foi presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) por dois mandatos consecutivos. Em 1996, foi eleito vereador em João Pessoa pela primeira vez. Reelegeu-se por mais três mandatos consecutivos nos pleitos de 2000, 2004 e 2008. Cartaxo também atuou como deputado estadual, nas eleições de 2010, e retorna à Casa para seu segundo mandato.
Michel Henrique (Republicanos)
Eleito com 46.698 votos
Advogado e natural de João Pessoa, Michel Henrique exerce seu primeiro mandato como deputado estadual, pelo partido Republicanos. Sua vida política teve início nas articulações de campanhas vitoriosas dos seus pais. Ele foi presidente estadual do Partido PROS e, após o falecimento do seu pai, João Henrique de Souza, decidiu dar continuidade ao legado e ao sonho do patriarca da família, de atuar por uma Paraíba desenvolvida.
Sargento Neto (PL)
Eleito com 20.602 votos
Natural de Campina Grande, tem formação em educação física e é policial militar reformado. Antes da carreira militar, foi artesão, trabalhou como bolacheiro, foi “cabeceiro” na feira e também carteiro, entre outras muitas atividades. Sargento Neto foi eleito duas vezes vereador em Campina Grande, nos anos de 2016 e 2020. No biênio 2023-2024, foi presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, renunciando a função após se eleger deputado estadual. Mantém atuação política ligada à pauta conservadora e da família, à luta pela segurança hídrica, à segurança pública, às garantias sociais dos cidadãos, ao empreendedorismo, às demandas dos homens e mulheres da Polícia Militar.
Taciano Diniz (União Brasil)
Eleito com 33.779 votos
Dr. Taciano Diniz é filho natural de Curral Velho, mas passou sua infância e juventude no município de Itaporanga. Formado em Medicina, é especialista em Medicina Preventiva e Saúde da Família e Medicina Intensiva. Iniciou a atividade profissional no ano de 2012 até os dias atuais. Foi eleito Deputado Estadual no pleito de 7 de outubro de 2018, atuando como membro titular da Comissão de Controle da Execução Orçamentária e da Comissão de Constituição. Em seu segundo mandato na Casa, Dr. Taciano defende investimentos na saúde, educação e recursos hídricos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Tanilson Soares (PSB)
Eleito com 42.084 votos
Tanilson Tarso Nóbrega Soares é natural de João Pessoa, onde nasceu em 12 de julho de 1976. Formado em Administração de Empresas, foi eleito vereador de João Pessoa pela primeira vez em 2016, sendo o terceiro mais votado na época. Em 2020, foi reeleito pelo Avante com 7.570 votos, sendo o mais votado do pleito. Tem um mandato popular voltado para o social, com diversos serviços prestados nas comunidades pessoenses. Também tem uma forte atuação em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
Tião Gomes (PSB)
É natural de Pombal, no sertão da Paraíba, mas foi no município de Areia, no Brejo, onde começou a vida política. Mudou-se para lá aos 18 anos de idade e cursou Engenharia Agrônoma na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1982, foi eleito prefeito do município, e em 1990 se elegeu deputado estadual pela primeira vez. Atualmente, está no oitavo mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba. Tião Gomes já foi vice-presidente e fez parte das mais importantes comissões da Casa, a exemplo da Administração, Serviço público e Segurança. Foi eleito mais uma vez vice-presidente para o biênio 2021/2022.
Tovar Correia Lima (PSDB)
Eleito com 23.577 votos
Tovar Correia Lima é natural de João Pessoa, mas foi em Campina Grande onde iniciou a vida pública como vereador do município, pelo PSDB, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Em 2014, disputou vaga no Poder Legislativo estadual e foi eleito deputado estadual, sendo reconduzido ao cargo mais uma vez nos pleitos eleitorais de 2018 e 2022. Administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, Tovar também ocupou o cargo de secretário Chefe de Governo e secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campina Grande.
Wallber Virgolino (PL)
Eleito com 49.418 votos
O delegado Wallber Virgolino nasceu no município de Pombal e é servidor público estadual como delegado de Polícia Civil. Virgolino foi eleito deputado pela primeira vez nas eleições de 2018 pelo Partido Patriotas. Em 2022, foi eleito novamente, para exercer seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. O parlamentar já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), de corregedor do Detran-PB e de secretário de Administração Penitenciária.
Wilson Filho (Republicanos)
Eleito com 47.128 votos
Natural de João Pessoa, é advogado e mestre em Administração Pública pela Faculdade IDP, em Brasília. Entre 2011 e 2018, atuou como deputado federal e, em seguida, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Agora, segue para o seu segundo mandato na Casa de Epitácio Pessoa. Dentre as suas principais bandeiras de defesa, estão: o combate e prevenção ao uso de drogas, tendo atuado como 1º vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados; a valorização da educação e o Desenvolvimento Regional. O deputado Wilson Filho já atuou como presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, além de compor a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba