Amenizar a dor e resgatar a alegria de centenas de pessoas que vivem em vulnerabilidade social e sem o básico para viver, em meio a uma pandemia que assola o país. Esse é o objetivo da campanha ‘Valor do Sorriso’, em Cabedelo, com a arrecadação alimentos, roupas e donativos para a população carente da cidade.
O projeto teve início há 4 anos, antes da pandemia, quando Tania Castelliano, organizadora do projeto, encontrou duas mães, na maternidade da cidade, que não tinham condições de comprar o enxoval dos filhos. Elas também não tinham acesso ao kit distribuído pelo Poder Público, já que não haviam feito o pré-natal, e levariam seus filhos para casa envoltos num lençol.
A situação moveu Tânia a iniciar um movimento para ajudar não só aquelas mães, mas outras mulheres vulneráveis, com a ajuda de outras pessoas, através de doações e contribuições. O projeto, no entanto, ganhou contornos ainda maiores com a pandemia do novo coronavírus.
“E agora, o que vai acontecer com essas pessoas, que são os excluídos? Nem todo mundo recebe uma cesta básica, e ninguém pediu para nascer pobre ou rico. Então eu me lancei na pandemia e começamos a distribuir alimentos. E a coisa vem crescendo.
Um dos últimos beneficiados, foi a de uma mulher, já idosa, que dorme no chão, segundo Tânia, em um pequeno cômodo, numa situação precária. Graças ao esforço das pessoas que participam da campanha, foi possível adquirir um colchão para ela. “Você não acredita que possa ter pessoas passando esse tipo de necessidade, e temos que amenizar esse problema no já, no momento”, disse.
O projeto também ajudou um chef de cozinha que perdeu o emprego e passou trabalhar como flanelinha. “Era cozinheiro de um restaurante e perdeu o emprego, pois você sabe a situação da nossa cidade e do nosso país. Ele disse que precisava de uma bicicleta melhor, e de um forno, para começar a vender. Estava ali ganhando R$ 12 para comprar o leite do filho”, contou.
Tânia Castelliano vem a ser a mãe do prefeito Vitor Hugo, mas afirmou que o projeto não tem nenhuma ligação política. “A gente sente a necessidade da pessoa, então meu trabalho tem sido esse. Eu vou para a rua e Deus tem me dado o livramento, graças a Deus. Com a ajuda das pessoas de bom coração, temos minimizado a dor dessas pessoas”, reafirmou.
Para ajudar as famílias, o projeto divulga nas redes sociais as necessidades das pessoas que precisam de ajuda. Os próprios integrantes do Valor do Sorriso vão até a casa das pessoas que doam os donativos, recebem os produtos e eles mesmos fazem a entrega à população carente.
“Se todas as pessoas derem 1 kg de arroz, as coisas mudam. Roupa que não usa mais, o que não precisa mais. O que as pessoas necessitam, também, é de amor e de carinho”, finalizou Tânia. Para contribuir, basta ligar para o número 83 98622-1886.
Confira a seguir, algumas publicações do projeto:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba