imunização

Vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses, afirma secretário, retomada deve ocorrer nesta quinta-feira

O secretário de Saúde, Fábio Rocha, confirmou ao ClickPB que a vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses. Ele disse que os moradores da Capital devem ficar tranquilos que o problema vai ser resolvido e que a imunização deve ser retomada na quinta-feira (15), com a chegada de novas doses, prevista para esta quarta-feira (14).

O secretário de Saúde, Fábio Rocha, confirmou que a vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses. Ele disse que os moradores da Capital devem ficar tranquilos que o problema vai ser resolvido e que a imunização deve ser retomada na quinta-feira (15), com a chegada de novas doses, prevista para esta quarta-feira (14).

Fábio Rocha e o prefeito em exercício, Leo Bezerra, vão conceder entrevista coletiva para falar sobre o problema ainda na tarde de hoje. O secretário adiantou que há o problema da falta de doses e que agora é hora de buscar solucionar a questão.

Ele apontou cinco fatores que contribuíram para a falta da segunda dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Primeiro que o envio de novo lote do IFA, insumo vindo da China para a produção da CoronaVac, sofreu atraso de uma semana para chegar ao Brasil. Outros dois pontos são a antecipação das pessoas em procurarem a segunda dose, mesmo sem que tenham intervalo de 28 dias após a primeira vacinação e a procura de pessoas de outros municípios e estados, “furando a fila” na capital paraibana. Além disso, a diminuição da produção e a orientação do Governo Federal de adiantar a vacinação em primeira dose com os frascos reservados para a segunda imunização contribuíram para a falta de unidades da CoronaVac, neste momento, ainda conforme dados repassados pelo secretário Fábio Rocha.

 

Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba