A vacinação contra Covid-19 na Paraíba completa dois meses nesta sexta-feira (19). Até as 7h, 299.546 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de imunizante contra a doença no estado, segundo consta no sistema de controle do Governo Federal. A primeira delas foi a enfermeira Marineide Rodrigues, que atua na linha de frente contra o novo coronavírus em João Pessoa.
Até esta sexta-feira, 488.580 doses de imunizantes foram enviadas ao estado. No início do mês, o governador João Azevêdo disse que esperava receber em março cerca de três vezes mais vacinas do que recebeu em janeiro. Isso corresponderia a aproximadamente 502.440 mil doses. Até agora, desembarcaram na Paraíba 201.600 doses.
Ao Portal Correio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Ministério da Saúde fez mudanças na programação e não é mais possível estimar quantas doses a Paraíba terá até o fim de março. Também não se pode prever quando a vacinação de grupos prioritários será concluída.
A campanha de imunização contra o novo coronavírus acontece com dois tipos de vacina: a Coronavac e a Covishield. As duas são seguras, mas, por possuírem fórmulas distintas, exigem intervalos diferentes entre a primeira e a segunda dose. O esquema vacinal da Coronavac se completa 28 dias após a primeira dose, enquanto que o indivíduo beneficiado pela Covishield precisa esperar três meses até receber a segunda dose.
A Coronavac é atualmente a vacina mais distribuída no Brasil. Somente na Paraíba, foram sete remessas recebidas, totalizando 413.080 doses. Em contrapartida, a Covishield foi enviada duas vezes pelo Ministério da Saúde, somando 75.500 doses.
A campanha de imunização contra Covid-19 começou pelos seguintes grupos: trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados e idosos e pessoas com deficiência que vivem em institutos de longa permanência. Destes, apenas os trabalhadores de saúde não foram completamente imunizados. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, a cobertura vacinal do grupo era, até as 7h desta sexta-feira, de 72,56%. O restante dos trabalhadores da saúde serão vacinados gradativamente, a partir da chegada de novas doses.
Com o passar das semanas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Paraíba estendeu a vacinação contra Covid-19 para outros grupos. Os municípios recebem quantitativos diferentes de doses, por isso, a relação de contemplados muda de acordo com cada localidade.
Na Capital, por exemplo, além dos grupos citados anteriormente, já foram contemplados com a primeira dose da vacina: profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, idosos acima de 70 anos e idosos acamados acima de 80 anos.
Remessas de vacinas contra Covid-19 já enviadas à Paraíba
18 de janeiro: 114.880 doses da Coronavac (Instituto Butantan e Sinovac)
24 de janeiro: 36.000 doses da Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz)
25 de janeiro: 16.600 doses da Coronavac
7 de fevereiro: 56.200 doses da Coronavac
24 de fevereiro: 39.500 doses da Covishield
25 de fevereiro: 23.800 doses da Coronavac
2 de março: 56.400 doses da Coronavac
10 de março: 53.400 doses da Coronavac
17 de março: 91.800 doses da Coronavac
Fonte: Portal Correio
Créditos: Polêmica Paraíba