HOSPITAL LOTADO!

URGÊNCIA EM CAJAZEIRAS! Com UTI do Hospital Regional lotada, médicos pedem que leitos desativados do Júlio Bandeira sejam reabertos

Os médicos da cidade de Cajazeiras estão enfrentando um sério problema, com a lotação no Hospital Regional da cidade. A taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19, chegou em 100%.

Os médicos da cidade de Cajazeiras estão enfrentando um sério problema, com a lotação no Hospital Regional da cidade. A taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19, chegou em 100%, e para leitos na enfermaria a taxa está em 70% de ocupação.

Diante da situação os profissionais de saúde pedem que os leitos desativados do Hospital Júlio Bandeira sejam reabertos com urgência.

Segundo informações obtidas pelo Polêmica Paraíba, funcionários do Júlio Bandeira afirmam que os leitos mesmo em bom estado estão parados, enquanto poderiam estar sendo utilizados.

O médico cajazeirense Deusdedith Leitão um dos mais antigos ainda em atuação no sistema de saúde pública da cidade, disse que a situação do município está difícil, e questionou “O Hospital Regional está lotado, e qual o motivo do Júlio Bandeira não reabrir, como está sendo nas outras cidades?”

Hospital Universitário Júlio Bandeira

Desde o início da pandemia, o Hospital Universitário realizava  atendimentos a crianças e adolescentes, suspeitos e confirmados para Covid-19, como triagem, consultas, testagem e internações.

Em julho o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, disponibilizou  10 leitos para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus na Paraíba. Eram cinco leitos clínicos e cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ambos para adultos. O incremento de leitos pela unidade hospitalar foi possível devido ao investimento de R$ 1,1 milhão pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para essa e diversas outras ações de combate à pandemia, incluindo a aquisição de insumos, medicamentos, equipamentos e contratação de serviços.

Leitos do Hospital Júlio Bandeira. – Foto: HUJB

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde pelo Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros o Hospital Júlio Bandeira não dispõe de intensivistas, o que impossibilitaria reabrir os leitos. Além disso, como não faz parte da rede de saúde do estado, essa não é uma decisão do governo estadual. Ele lembrou também que existem leitos próximos a cidade.

“Temos 9 leitos disponíveis de UTI no Hospital JANDUHY Carneiro em Patos,01 leito em Piancó e 02 em Cajazeiras”, disse.

A redação do Polêmica Paraíba entrou em contato com o Hospital Universitário Júlio Bandeira, mas não conseguiu informações com os responsáveis.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: POLÊMICA PARAÍBA