Levantamento

Universidade americana prevê mais de 1 mil mortes por Covid-19 na Paraíba até agosto

A Paraíba deve ter mais de 1 mil mortes ocasionadas por Covid-19 até o início de de agosto, conforme uma previsão do Instituto para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME, na sigla em inglês), que pertence à Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

A Paraíba deve ter mais de 1 mil mortes ocasionadas por Covid-19 até o início de de agosto, conforme uma previsão do Instituto para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME, na sigla em inglês), que pertence à Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O cenário pode mudar, de acordo com os autores da pesquisa, se forem adotadas medidas de controle da doença e de isolamento social mais rígidas.

A instituição monitora em tempo real a situação da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, inclusive nas unidades federativas dos países, com base em dados atualmente disponíveis. Com relação ao Brasil, a expectativa é que o número de óbitos deve passar a marca de 125 mil até o começo de agosto. Os estados de São Paulo (32 mil mortes) e do Rio de Janeiro (25 mil mortes) têm as piores previsões.

Segundo o gráfico relacionado à Paraíba, o ritmo atual de mortes deve se manter estável até a primeira quinzena de junho, com uma leva queda no número de casos a partir desse período. Depois, conforme o estudo, a quantidade de óbitos diários deve se manter mais uma vez estável até o dia 18 de julho.

Entre o fim de julho e o início de agosto, deve haver uma segunda queda na quantidade de registros diários.

O levantamento mostra que, levando em consideração o número total de mortes registradas atualmente, a Paraíba deverá alcançar a marca de 1.100 óbitos até o início de agosto. O estudo também aponta a quantidade diária de pacientes infectados. Segundo o levantamento, em 01 de agosto a Paraíba poderá estar num patamar de 950 infectados por dia.

O estudo deve ser atualizado à medida que novas decisões governamentais forem adotadas, a exemplo de medidas de restrição social, ampliação de leitos e aplicação de testes para detectar a Covid-19. Para ter acesso à pesquisa, clique aqui.

Nesta terça-feira (26), a Paraíba confirmou 903 novos casos de Covid-19 e mais 7 mortes nas últimas 24 horas, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, são 8.919 casos confirmados em 181 municípios e 286 mortes. Segundo a SES, 7.845 pessoas já se recuperaram da doença.

Confira a seguir dois gráficos que mostram, respectivamente, projeções de mortes e infectados por Covid-19 na Paraíba. Os gráficos foram desenvolvidos pelo Instituto para Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba