A Unimed João Pessoa é uma cooperativa médica que se preocupa com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Desde sua fundação, em dezembro de 1971, assume compromissos socioambientais e trabalha para ampliar essa missão e tornar-se cada vez mais sustentável. Este mês, a Cooperativa dará um importante passo neste sentido. No dia 16, às 19h, fará a assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, no Hotel Verde Green, em Manaíra.
Com isso, a maior operadora de planos de saúde da Paraíba se tornará signatária deste movimento mundial, que busca transformar o planeta em um lugar mais próspero, igualitário e sustentável. Participarão da solenidade, representantes da ONU e da Central Nacional Unimed (CNU).
Ser signatária do Pacto Global da ONU significa dizer que a Unimed JP fará parte da grande agenda mundial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de contribuir de forma sustentável para o futuro dos negócios e da sociedade, a agenda ODS também fortalece o mundo coorporativo na relação com seus clientes e relacionamento com os governos.
“Fazer parte do Pacto Global reforça nossa missão de defender atitudes sustentáveis, igualitárias e mais justas para todos”, declarou o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Demóstenes Paredes Cunha Lima.
Sustentabilidade
A assinatura do Pacto Global vai potencializa ainda mais as ações da Unimed JP com seus compromissos socioambientais e com o planeta sustentável. Em abril do ano passado, por exemplo, foi lançada a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, que foi concebida a partir dos propósitos estabelecidos na Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed, no Pacto Global das Nações Unidas e nos ODS.
O objetivo central da Política é reforçar o compromisso da Unimed JP com a promoção do desenvolvimento sustentável; formalizar sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e estabelecer as diretrizes para nortear as ações da instituição.
Princípios universais
O Pacto Global defende 10 princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
Veja quais são:
Direitos Humanos
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos
Trabalho
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e
6. Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Contra a Corrupção
10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Fonte: Imprensa Unimed JP
Créditos: Imprensa Unimed JP