Em parceria com a Clínica Estima, espaço oferece atendimento especializado para pacientes com síndromes e transtornos, como o Espectro do Autismo
Os clientes da Unimed João Pessoa contam com um serviço exclusivo que oferece tratamento completo para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras síndromes, o Centro de Terapias Especiais, que funciona em parceria com a Clínica Estima.
No espaço, uma equipe transdisciplinar, que busca alcançar e alterar a percepção, cognição ou comportamento dos pacientes, coloca em prática diferentes técnicas de abordagem. Além de TEA, são atendidos pacientes com Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo.
O projeto terapêutico é realizado de maneira exclusiva e individual. Cada programa é desenvolvido de acordo com as necessidades do paciente, considerando a capacidade de desenvolvimento de cada um. “A nossa missão é promover um excelente acolhimento e atendimento qualificado com novas técnicas de abordagem realizadas por profissionais de diversas especialidades”, explica o gestor de Serviços de Atenção Integral à Saúde e Ambulatoriais da Unimed JP, Heraldo Rocha. “Esta iniciativa tem como objetivo estreitar a conexão da Unimed João Pessoa com os usuários, acompanhando de perto a evolução dia a dia”, complementa.
Estrutura – O Centro de Terapias Especiais tem, aproximadamente, 550m² de área verde, ambientes confortáveis que permitem a prática de atividades educativas, terapêuticas, recreativas e integrativas. Além disso, há viveiro de pássaros, fazendinha, horta, parque, gramado para recreação, salas modernas e climatizadas, Centro de Terapia e espaço de acolhimento. A integração dos atendimentos em um único ambiente facilita e agiliza o tratamento.
A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas e especialistas em psicomotricidade, treino funcional, analistas de comportamento e acompanhantes terapêuticos. “Convidamos a todos que precisam do tratamento para conhecerem o projeto. Todas as atividades são executadas com dedicação e responsabilidade”, declarou Heraldo Rocha.
Como ser atendido – Para realizar o tratamento, é necessário solicitar autorização prévia no Viver Bem, setor que fica na sede da Unimed JP, na Torre. No local, uma equipe capacitada está pronta para esclarecer todas as dúvidas e agilizar os encaminhamentos. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O Centro de Terapias Especiais funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, na Avenida Pedro II, 1373, no Centro de João Pessoa. Os telefones são 3024-7222 e 9-9944-3297.
Confira os principais projetos e atividades do Centro de Terapias Especiais:
Psicomotricidade – Por meio de atividades corporais, o paciente se desenvolve e descobre o mundo que o cerca, conectando os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida. O tratamento consiste em desenvolver as habilidades físicas, auxilia no desenvolvimento motor e traz a consciência de disciplina que o esporte representa.
Musicalização – Desenvolve a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a capacidade de sentir e distinguir estímulos sensoriais relacionadas à audição, o respeito a si próprio e ao grupo, a disciplina pessoal e o equilíbrio emocional.
Padovan – Trabalha de maneira dinâmica a organização neurofuncional, possibilitando o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.
Treino funcional – É direcionado para as dificuldades motoras, principalmente de planejamento motor. Utiliza diversas técnicas de treinamento, como força, equilíbrio de propulsão, lateralidade e corporeidade para o despertar de cada marco do desenvolvimento que não condiz com a idade cronológica do paciente.
Oficina de habilidades sociais – Voltada para o treino específico em habilidades sociais para melhorar a comunicação, a oficina utiliza o diálogo com a família e a sociabilização com o ambiente.
Mentoria de pais – Possibilita a interação entre o conhecimento dos pais e os processos terapêuticos desenvolvidos e aplicados aos pacientes, da continuidade da terapia e de trazer a família para perto, a fim de contribuir de forma prática no bem-estar, qualidade de vida e no desenvolvimento terapêutico da criança ou adolescente.
Mentoria de professores – Tem como propósito ajudar no desenvolvimento técnico do professor, contemplando desde manejos comportamentais até a utilização de tecnologia assistiva.
Pediasuit – Abordagem que trata pacientes com distúrbios neurológicos e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas.
Fotobiomodulação – É um recurso complementar ao tratamento e auxilia na recuperação de inflamações, aumenta a força muscular, ajuda na readequação de postura e nas funções do sistema estomatognático, além de reduzir os níveis de fadiga.
Bandagem elástica – Auxilia no tratamento em fonoaudiologia, na aquisição e adequação das funções do sistema sensório motor oral, como deglutição, mastigação, postura de repouso dos lábios, assimetrias musculares. Além de acelerar o pós-operatório da cirurgia ortognática, é utilizado em casos de paralisia facial.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba