aulas canceladas

UFPB, UEPB e faculdades particulares cancelam aulas nesta segunda-feira em João Pessoa

A falta de combustíveis, o desabastecimento e as paralisações que afetam todo o estado e o país modificaram também a rotina de estudantes. Em João Pessoa, duas faculdades particulares já anteciparam o cancelamento de suas aulas nesta segunda-feira (28) considerando a dificuldade de deslocamento de alunos e funcionários.

O IESP e a Unipê decidiram manter a suspensão das atividades acadêmicas. As instituições estimam que as aulas serão retomadas normalmente nesta terça-feira (29). No entanto, caso aconteça algum fato novo que possa impedir a continuidade das atividades, deve ser emitido um novo comunicado.

Desde a última semana as faculdades particulares decidiram cancelar suas aulas em virtude da situação de desabastecimento. Notas emitidas pelas instituições esclarecem que as atividades previstas que foram suspensas devem ser repostas de acordo com novo calendário a ser divulgado.

Universidade Federal da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu manter a suspensão de suas atividades acadêmicas nesta segunda-feira (28) devido à situação de desabastecimento que acomete o estado. Desde a última quarta-feira (23) a instituição recomenda que não sejam realizadas chamadas durante as aulas e que as chefias abonem o ponto dos servidores técnico-administrativos por atraso ou falta.

De acordo com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, ainda pela manhã desta segunda-feira, deve acontecer uma reunião para avaliar a situação. Margareth adiantou ao ClickPB que se reunirá em seu gabinete com representantes do Sintesp, Adufpb e do segmento estudantil para diálogo.

Os docentes da instituição têm autonomia para administrar suas atividades acadêmicas por meio de reposição de aulas ou realização de atividades à distância, de acordo com a Administração Superior.

A greve dos caminhoneiros e uma série de paralisações da categoria tem provocado o desabastecimento de combustíveis e mercadorias em todo o estado, provocando principalmente dificuldade na locomoção da população.

Universidade Estadual da Paraíba

O ponto facultativo em todos os campi da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), decretado na quinta-feira (24), foi mantido para pelo menos até a segunda-feira (28), informou a reitoria da instituição neste domingo (27). De acordo com a Administração Central da universidade, a medida foi tomada por causa da paralisação dos caminhoneiros.

De acordo com o reitor Rangel Junior, a paralisação tem causado desabastecimento de combustível e a medida atende a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB).

O ponto facultativo visa evitar prejuízos à comunidade universitária que precisa se deslocar de cidades fora da sede do local de estudo ou trabalho, bem como precisa de transporte próprio ou coletivo, quando coincidem moradia e local de atividade na mesma cidade, o que está sendo impossibilitado devido ao desabastecimento de combustíveis.

Ainda segundo Rangel, nenhuma atividade acadêmica deve ser agendada para a segunda-feira e somente a partir de uma nova análise, a ser feita na segunda-feira, vai ser possível informar se a medida segue até a terça-feira (29).

Por nota, a reitoria pede para que os professores e técnicos que desempenham atividades administrativas “possam compartilhar carona e comparecer aos locais de trabalho, visando garantir atividade essenciais e/ou o cumprimento de quaisquer prazos que, porventura, não tendo o trabalho realizado, possam comprometer convênios, programas ou contratos necessários para o funcionamento da UEPB.”

 

Fonte: Polêmica Paraíba com Clik PB
Créditos: Polêmica Paraíba com Clik PB