A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até o dia 15 de outubro, para admissão de médicos residentes. O edital do processo seletivo 2022 foi publicado pelo Centro de Ciências Médicas (CCM) com oferta de 75 vagas distribuídas em 17 programas. O principal campo de prática para os residentes é o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Rede Ebserh. O valor atual da bolsa-residência é de R$ 3,3 mil, para uma carga horária de 60 horas semanais, e os interessados devem se inscrever, exclusivamente, por meio do site do CCM.
Conforme a Comissão de Residência Médica (Coreme/CCM), a residência é um tipo de curso de especialização e consiste em um treinamento em serviço, com dedicação exclusiva e sob a orientação de profissionais chamados de preceptores, que orientam os residentes no exercício da função. Os programas variam de um a três anos de duração.
Os programas de residência da UFPB englobam as seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Ginecológica, Gastroenterologia, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia.
Conforme o edital, os recém-formados que pretendem se candidatar a um dos Programas de Residência Médica com acesso direto precisam ter a graduação em medicina concluída ou com data prevista para conclusão até o dia 28 de fevereiro de 2022. No caso dos médicos que já têm uma especialidade e pretendem realizar uma subespecialização, a residência exigida deve ser concluída ou ter data prevista para conclusão até 28 de fevereiro de 2022.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 400, e o pagamento deve ser feito via Guia de Recolhimento da União (GRU). A prova do processo seletivo será aplicada no dia 31 de outubro, no campus João Pessoa da UFPB, e o resultado final será divulgado até o dia 29 de dezembro. As atividades da residência médica estão previstas para começar em março de 2022.
Além do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), são campo de prática da residência médica unidades básicas de saúde e hospitais de referência, como o Hospital de Trauma de João Pessoa e o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha.
Outras informações podem ser obtidas com a Comissão de Residência Médica, pelo site do CCM ou pelo e-mail [email protected]. Confira aqui o edital.
Sobre a Rede Ebserh – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba