Uma revista britânica especializada em ensino superior colocou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre as 100 melhores instituições latino-americanas.
De acordo com a Times Higher Education (THE), a UFPB ocupa a 87ª posição no ranking que tem a Pontifícia Universidade Católica, do Chile, na liderança.
O levantamento avalia aspectos como pesquisa, ensino e transferência de conhecimento. No caso das universidades latino-americanas, algumas mudanças são feitas na metodologia, levando em consideração que a região costuma realizar menos pesquisas e que há menos publicação de artigos em inglês do que a média global.
Das instituições mais bem avaliadas pela Times Higher Education (THE), treze são brasileiras, com a Universidade de São Paulo (USP) em segundo lugar, Universidade de Campinas (Unicamp) em terceiro e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambas empatadas em quinto.
Phil Baty, diretor de conhecimento da THE, afirmou que “se as universidades brasileiras continuarem mostrando essa diligencia, e se elas conseguirem garantir apoio suficiente do governo e do público em geral durante esses tempos extremamente desafiadores, elas vão começar a desafiar algumas das melhores do mundo tanto regionalmente como no ranking global”.
Fonte: MaisPB
Créditos: MaisPB