Treinamento para operadores
As dificuldades de locomoção, de acessibilidade, com foco na utilização do transporte público, foi tema de um encontro na manhã desta segunda-feira (11), entre operadores das empresas de ônibus de João Pessoa e uma equipe da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e de outras instituições, a exemplo da Associação dos Deficientes e Familiares- ASDEF, que trabalham com pessoas deficientes e com dificuldades de locomoção. O evento, que teve abordagens e dinâmicas, foi realizado na garagem da Unitrans, em Água Fria, durante toda a manhã e teve como objetivo capacitar os operadores para melhor atender esse público específico.
Ações
Durante os debates, foi mostrado os diferenciais de atendimento que precisam existir para esse tipo de passageiro e debatido de que forma os operadores e até a própria população podem minimizar as dificuldades que existem para que os deficientes usem o transporte público com segurança e eficiência. “Ceder o acento, ajudar no embarque e desembarque, no caso do operador só dar partida no veículo quando a pessoa estiver devidamente acomodada, não frear e nem arrancar o veículo bruscamente, são ações que contribuem para uma viagem mais tranquila e segura, principalmente para quem tem alguma deficiência”, afirma a Assistente Social da Funad, Conceição de Maria.
No lugar do outro
E foi Conceição que conduziu as dinâmicas onde os operadores se colocavam no lugar do passageiro deficiente, ora em cadeiras de roda, ou com muletas ou mesmo simulando uma deficiência visual, a partir da colocação de tarja nos olhos, para que eles vivenciassem, a partir desta nova realidade, como é usar o transporte público. Subir as escadas sem enxergar, entrar no ônibus pela plataforma usando cadeira de roda ou muletas, se posicionar no ônibus com o veículo já em movimento, passar pelo validador, foram situações vivenciadas e que deixaram lições importantes. A presidente da Funad, Simone Jordão, e a diretora técnica da entidade, Mércia de Lourdes, acompanharam o treinamento.
Frota eficiente
O diretor da Unitrans, Alberto Pereira, encerrou o treinamento dando destaque para a preocupação das empresas em melhorar, cada vez mais, o atendimento ao passageiro deficiente. “Nosso foco sempre foi melhorar nossa prestação de serviço, inclusive, o cadastramento biométrico para os deficientes foi pensado com esse propósito. O direito à gratuidade é assegurado por Lei e nós temos a obrigação de buscar atender nossos passageiros da melhor forma possível e temos feito a nossa parte”, destacou o empresário. Ele lembrou que apenas 15% da frota da capital ainda tem ônibus com duas portas, mas, que em 2018, com a renovação da frota, 100% dos ônibus que circularão em João Pessoa vão ser acessíveis.
Fonte: ASSESSORIA
Créditos: ASSESSORIA