Covid-19

POLÊMICA DO TRATAMENTO PRECOCE: vereadores de JP se reúnem com secretário e solicitam medicamentos na rede municipal - VEJA VÍDEO

Quatro vereadores de João Pessoa se reuniram, na tarde desta terça-feira (06), com o secretário municipal de saúde, Fábio Rocha, para solicitaram a disponibilidade de medicamentos do chamado 'tratamento inicial' contra a Covid-19 para aqueles que pacientes que, em acordo com seus médicos, quiserem tomar os remédios.

Quatro vereadores de João Pessoa se reuniram, na tarde desta terça-feira (06), com o secretário municipal de saúde, Fábio Rocha, para solicitaram a disponibilidade de medicamentos do chamado ‘tratamento inicial’ contra a Covid-19 para aqueles que pacientes que, em acordo com seus médicos, quiserem tomar os remédios.

Participaram do encontro a vice-presidente da Câmara, Eliza Virgínia (PP) e os vereadores Carlão Pelo Bem (Patriota), Bispo José Luiz (Republicanos) e Tarcísio Jardim (Patriota), que defenderam a disponibilidade em Unidades de Pronto Atedimento (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos medicamentos utilizados na fase inicial da doença, mesmo não havendo um protocolo oficialmente aprovado.

“Não há um protocolo formal dizendo que o médico tem que fazer o uso desses medicamentos. É livre e cada médico faz de acordo com o que ele observar, com a consulta que ele faz com o paciente. Há médicos que acreditam e há médicos que, infelizmente, não aceitam. Nós sabemos que é de suma importância, pois a Covid-19 virou a única doença no mundo que não deve ser tratada, que deve esperar a pessoa piorar, e infelizmente isso é absolvido por alguns médicos”, criticou a vereadora Virgínia.

De acordo com os vereadores, o objetivo da ação é lutar pela vida, garantindo acesso a tratamento inicial aos pacientes e possibilitando a recuperação dessas pessoas, evitando aumento na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Como vereadores, temos obrigação de lutar pela vida, e o tratamento inicial, a nosso ver [é eficaz]. E vendo, por exemplo, como as curvas decrescentes de países como México, Índia, Peru que adotaram o tratamento inicial, está dando certo e gostaríamos que João Pessoa seguisse”, considerou.

Para o vereador José Luiz, ‘tratamento precoce salva vidas, e é importante que o médico que atender o paciente prescreva o medicamento”, afirmou. O vereador Carlão Pelo Bem explicou, em vídeo, que os parlamentares baseiam suas ações em defesa do tratamento inicial com base em estudos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de nota recente, disse que a eficácia dessas medicações ainda não está comprovada cientificamente. O órgão defendeu, no entanto, a liberdade dos médicos em usar os remédios em comum acordo com os pacientes.

VEJA VÍDEO:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba