A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos divulgou na manhã desta quarta-feira (7), o plano operacional de mobilidade urbana com interdição de vias e serviço de transportes públicos durante o Carnaval.
O planejamento operacional para o Carnaval 2018 consiste basicamente em interdições estratégicas para determinados eventos, a exemplo do Carnaval Folia de Todos que se concentra na Av. Dr. Severino Cruz, assim como trabalhos de canalização de via, garantindo um menor desenvolvimento de velocidade por parte dos veículos, a exemplo da Rua Sebastião Donato, no Encontro da Consciência Cristã.
Com a saída do bloco Zé Pereira, nesta quarta-feira (7), a STTP também preparou uma ação de monitoramento e fiscalização de trânsito, de acordo com a programação discutida com a coordenação da agremiação, que terá concentração na Av. Manoel Tavares, a partir das 17h, e saída prevista para as 19h. O trabalho da STTP será realizado até meia noite, com o apoio operacional de cinco viaturas e seis motos, além de um efetivo considerado de agentes de trânsito. Também no domingo (18), encerrando o plano operacional de carnaval, haverá monitoramento e fiscalização durante o desfile do Bloco Imprensados.
Carnaval folia de todos
A operação e monitoramento de trânsito ocorrerá, a exemplo dos anos anteriores, na Avenida Dr. Severino Cruz. Para tanto, a grande preocupação da STTP se concentra na segurança viária dos foliões, e é com este intuito, que será realizado o isolamento da Av. Dr. Severino Cruz, compreendendo o intervalo entre as Ruas Vila Nova da Rainha e Dep. Álvaro Gaudêncio, bem como obstrução dos acessos através das ruas Elias Asfora e Desembargador Trindade, sempre a partir das 15hs, conforme calendário de atividades.
Após interdição, haverá a devida varredura de área para garantir que os desfiles carnavalescos ocorram com tranquilidade e os pedestres que ali se encontram fiquem em segurança com ausência do fluxo veicular.
Com a saída do Bloco Jacaré do Açude Velho, dia 13 de fevereiro, a partir das 16hs, no entorno do açude velho, será desenvolvida a ação de interdição de área de concentração; desvio de fluxo veicular, além do acompanhamento com batedores e interdições temporárias de vias.
A operação Carnaval 2018 contará com um efetivo de 100 Agentes de Trânsito distribuídos nos três turnos, de acordo com a demanda exigida pela programação carnavalesca da cidade. Serão feitas interdições, disciplinamento de trânsito, rondas com seis Viaturas de fiscalização de trânsito, uma para fiscalização de transportes públicos e dez motocicletas, atendendo a todos os eventos da cidade e ocorrências que venham acontecer.
Serão realizadas interdições diurnas e noturnas que contemplarão eventos realizados no Parque do Povo e Açude Velho, apoio logístico com pontos base no SESC Centro, Spazzio, Colégio da Prata, Garden Hotel, além de equipes de rondas para apoio aos demais eventos e mapeamento do trânsito no restante da cidade, monitorando o respeito às regras de circulação, parada, estacionamento e Interdição de vias, objetivando proporcionar aos foliões uma maior segurança, acesso as calçadas e raios de visão de cruzamentos.
Mesmo sendo um período atípico, onde o fluxo de veículos na cidade é menor, a STTP esclarece que existem pontos onde a concentração de pedestres e veículos são aumentados, principalmente nos locais e horários dos eventos, especialmente no setor do Parque do Povo, Açude Velho, no Spazzio, com o Crescer, e no Colégio Estadual da Prata, onde será realizado o MIEP, sendo pontos críticos com necessidade de ações mais contundente.
Fonte: Portal Correio
Créditos: Portal Correio