O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), unificou os processos na justiça criminal e infância e juventude na plataforma eletrônica PJe. De acordo com as informações, a resolução foi encaminhada para publicação que inclui a justiça criminal e a parte infracional da infância e juventude no PJe, conjuntamente com o Projeto Digitaliza.
A virtualização processual permitirá a integral digitalização da Justiça Estadual da Paraíba que vira a página dos processos físicos. No próximo dia 20 de julho, o sistema será liberado para 12 varas piloto, com permissão para migração dos atuais processos físicos. Já no dia 3 de agosto, mais 63 unidades (que já atuam com o PJe) terão a competência liberada, concluindo as demais unidades (38 delas que não atuam com o PJe) no dia 17 no mesmo mês, todas com possibilidade de migração do atual acervo físico, nos moldes constantes do manual do Projeto Digitaliza.
Já no mês de setembro será a vez das classes criminais restantes no TJPB. A expansão também inclui a jurisdição plantonista. A iniciativa conclui um dos grandes projetos da mesa diretora e espera entregar, ao final de 2020, uma justiça integralmente virtualizada.
O PJe criminal será, antes de tudo, um desestresse para servidores e magistrados. Adeus grampeadores, perfuradores, lâmpadas aquecendo folhas de papel, estantes, etiquetas coloridas que eu “inventei”, toners de impressoras, carimbos e mala de carro de juiz cheio de processos! Já dando saudades…. sou da velha guarda. E chega a enorme economia de Correios. Enfim, a Nova Era às portas ! Ditec e Meales de parabéns! Sigamos com BIs, robôs com IAs, Gabinetes Virtuais, Cartório Estadual Unificado e Varas Estaduais Virtuais nas futuras gestões. Rumo ao PJE 11.0 !
Resolução ad referendum – PJe Criminal – Ampliação
Plano de Ação Pje Criminal_Versão Final
Fonte: Assessoria/TJPB
Créditos: Assessoria/TJPB