Futuro inovador e sustentável

Terceira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece nesta quinta e sexta-feira em João Pessoa

A terceira etapa da 1ª CECTI, que tem como tema ‘Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável', acontece nesta quinta e sexta-feira.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Governo da Paraíba realiza, nas próximas quinta (4) e sexta-feira (5), em João Pessoa, a terceira etapa da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI), que tem como tema ‘Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável’. O evento acontece a partir das 9 horas, no Auditório Central do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site https://l1nq.com/HfwjF

A Conferência é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e realizada na Paraíba por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq).

A última etapa no estado visa o diálogo com a sociedade sobre as prioridades em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na capital e na Paraíba, como também a sistematização de contribuições para a conferência regional de CT&I.  Serão dois dias de eventos.

No primeiro dia, ocorrerá a apresentação de painéis, organizados de acordo com cada eixo; no segundo dia, além do painel na parte da manhã, haverá uma reunião com os relatores dos grupos de trabalho das três etapas, na qual serão avaliadas e selecionadas as propostas de ações na área de CT&I que foram desenvolvidas ao longo da conferência e apresentadas na Conferência Regional, que será realizada no dia 21 de abril, em Recife.

A conferência envolve a colaboração e participação de professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, especialistas, setor industrial, sociedade civil organizada e demais interessados.

CECTI – A I Conferência Estadual conta com o apoio das instituições de Ensino e Pesquisa, setores empresariais e organizações da sociedade civil, e é uma das etapas preparatórias da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento se concentra em quatro eixos temáticos, cada um desempenhando um papel fundamental no avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): I – Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia E Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas; III – Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas E Projetos Estratégicos Nacionais; IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Primeiras etapas – As primeiras etapas aconteceram em Sousa, nos dias 18 e 19 de março, e em Campina Grande, nos dias 21 e 22 de março. Uma das marcas da Conferência foi a grande participação popular, tanto nos debates e discussões durante os painéis, como no momento de reunião dos grupos de trabalho.

O evento foi construído de forma horizontal, tanto no espaço como em colaboração institucional, de cuja organização participaram mais de 30 instituições.

Resultados – As contribuições levantadas nas três etapas da 1ª Conferência Estadual serão elementos essenciais para a definição de ações prioritárias no segmento de CT&I na Paraíba e serão conduzidas à etapa Nacional. A finalidade é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030) a ser desenvolvido pelo MCTI.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1 – Quinta-feira (04)

9h – Solenidade de abertura 

Tema: “Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”

10h – COFFEE BREAK

12h às 14h – INTERVALO

14h às 14h50 – Painel Eixo 1: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional

Claudio Furtado (SECTIES)

Rômulo Polari (UFPB)

Fábio Guedes (Consórcio Nordeste)

Mediador: Luciano Albino (UEPB)

14h50 às 15h40 – Painel Eixo 2: Empreendedorismo Tecnológico e Reindustrialização

Josemir Maia (UEPB)

Kelly Cristiane Gomes da Silva (UFPB)

Valdecir Moreno (IFPB)

Aldre Jorge Morais Barros (UFCG)

Mediador: Francilene Garcia (SECTIES)

15h40 às 16h – COFFEE BREAK

16h às 16h50 Painel Eixo 3: Tecnologia e Inovação para a saúde

Leonardo Fortes (UFPB)

Kátia Galdino (UEPB)

Damires Yluska De Souza Fernandes (IFPB)

Mediador: Jordana Nogueira (UFPB)

16h50 às 17h50 – Painel Eixo 4: Como a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a sustentabilidade ambiental

 Cleber Salimon (UEPB)

Claudio Dybas (IFPB)

Edmundo Coelho (SINDALCOOL)

Marcos Vinícius (UFCG)

Mediador: Anselmo Castilho (Consórcio Nordeste) 

DIA 2: sexta-feira (5)

9h às 9h50 – Painel Eixo 2: Novos rumos da Pós-Graduação para o desenvolvimento regional

Leonardo Wanderley Lopes (UFPB)

Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior (UEPB)

Silvana Cunha (IFPB)

Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata (UFCG)

Andrea Carla Brandão da Costa Santos (UNIPÊ)

Mediador: Claudio Furtado (SECTIES)

9h50 às 10h10 – COFFEE BREAK

10h10 às 12h – Reunião – Grupos de Trabalhos

12h às 14h – INTERVALO

14h às 17h – Painel com os relatores dos grupos de trabalhos, apresentando os desdobramentos dos trabalhos

17h às 18h – APRESENTAÇÃO CULTURAL E ENCERRAMENTO OFICIAL

5ª CNCTI – A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Assessoria