No mês de março desse ano, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Campina Grande, tomou conhecimento através de alguns empregados da Caixa Econômica, que a CORED – Corregedoria Caixa abriu procedimentos para apurar as denúncias da prática de assédio moral na Superintendência Regional de Campina Grande.
Pelo menos 10 servidores reportaram denúncia à corregedoria e todas apontam para um mesmo nome: Maria Aline Xavier de Paiva, Superintendente de Rede da Superintendência Regional Campina Grande, nomeada em 2019.
De acordo com vários documentos, servidores alegaram problemas psiquiátricos e crises de pânico. Em alguns casos, houve pedido rescisão do contrato de trabalho, que na prática, significa pedido de demissão.
Em 9 de março, dirigentes dos Sindicatos de Bancários da Paraíba (Seeb – PB) e de Campina Grande e Região (Seeb-CGR) se reuniram virtualmente com, Aline Paiva. Na ocasião, foi feita a apresentação de uma pesquisa de clima organizacional realizada por um empregado da Caixa nas agências vinculadas àquela superintendência.
Aline Paiva negou a prática do assédio moral e voltou a assumir o “compromisso de mudar o comportamento e a postura para tentar restabelecer o bom clima organizacional da Superintendência Regional da Caixa Econômica em Campina Grande”. Na prática, o bom clima se transformou em pesadelo. Enquanto a CORED fazia a apuração das denúncias, Aline Paiva permaneceu na mesma função, atuando na mesma área e exercendo poder sobre os servidores que a haviam denunciado.
O afastamento de Aline Paiva das funções na Superintendência Regional da Caixa Econômica em Campina Grande só ocorreu, de fato, no início do mês de junho.
Atualmente, Aline Paiva está afastada e respondendo processo administrativo por mais de uma dezena de denúncias de assédio moral; mas oficialmente, ela foi apenas ‘destacada’ para um grupo de trabalho em Brasília. “A falta da oficialização desse afastamento deixa os servidores assustados com a possibilidade dela voltar a qualquer momento. Encontraram uma solução honrosa, mas que não resolve o problema real”, disse um servidor que preferiu não se identificar.
Fonte: Bancários PB
Créditos: Polêmica Paraíba