O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, vai receber recursos de emenda parlamentar da bancada federal paraibana da ordem de R$ 6,3 milhões para reestruturação da fachada do prédio da unidade de saúde. Referência no atendimento de média e alta complexidade para todo o Estado da Paraíba, o HULW contempla serviços em diversas especialidades médicas, aliados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A liberação do valor superlativo para revitalização do HULW, possível graças ao pleito da atual gestão do Hospital Universitário de João Pessoa, foi aprovado por parlamentares da bancada federal da Paraíba no último dia 24 de fevereiro. “Foi um movimento da superintendência, por meio de uma ação porta a porta nos gabinetes dos deputados federais e senadores paraibanos, pleiteando essa ajuda”, destacou o superintendente, Marcelo Tissiani.
O gestor destaca que essa será a primeira grande reforma que o Hospital vai receber desde a sua fundação, há mais de 41 anos. “Com os recursos assegurados, teremos uma obra com começo, meio e fim. Celebramos esse tão importante aporte, e agradecemos à bancada paraibana que assumiu o compromisso com a reforma do nosso hospital”, expressou Tissiani.
O valor total estimado para a execução da obra de reestruturação da fachada do HULW é de aproximadamente R$ 16 milhões, conforme previsto em levantamento do Setor de Infraestrutura Física do hospital. Os valores restantes para a conclusão serão repassados no decorrer da obra.
A reunião que aprovou a liberação da verba para o HULW teve como um dos temas mais citados a reestruturação da rede pública de saúde do Estado. Na ocasião, foram escolhidas as emendas que serão apresentadas ao Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 28, de 2020 (Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA para 2021).
A Paraíba é representada por 12 parlamentares no Congresso Nacional: Aguinaldo Ribeiro (PP), Damião Feliciano (PDT), Edna Henrique (PSDB), Efraim Filho (DEM), Frei Anastácio Ribeiro (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Julian Lemos (PSL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Wellington Roberto (PL), Wilson Santiago (PTB) e Ruy Carneiro (PSDB). No Senado Federal, os representantes paraibanos são as senadoras Daniella Ribeiro (PP) e Nilda Gondim (MDB), e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba