Dezembro é o mês oficial de luta contra a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na Rede Municipal de Saúde as atividades da campanha do Dezembro Vermelho têm inicio nesta segunda-feira (27) e seguem até o dia 7 de dezembro, mas durante todo o mês de dezembro serão realizadas atividades alusivas à data nos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
No dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a SMS realiza na sede do SAE/CTA, localizado no Cais de Jaguaribe,a partir das 8h, uma programação especial voltada aos usuários do serviço e a partir das 14h, no Praça do Pavilhão do Chá.
Esse ano a campanha tem como tema ‘Vamos combinar: Prevenir é viver’ e durante as atividades do Dezembro Vermelho serão realizadas palestras sobre a doença e importância da prevenção e do diagnóstico do HIV/AIDS, rodas de diálogos com a população, oficinas sobre a doença para os profissionais da rede, além de testes rápidos e distribuição de preservativos.
“A AIDS ainda é uma epidemia silenciosa, não existe mais grupo de risco, classe ou gênero com maior risco a doença, por isso é importante a entender o perigo da doença e buscar sempre sua prevenção. Infelizmente muitas pessoas atentam para a doença apenas no mês de dezembro por conta da campanha, então precisamos reforçar ainda mais esse alerta nessa época”, comenta a coordenadora da área técnica de DST/AIDS da SMS, Clarice Rocha.
Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, e Hepatites B e C. O serviço é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de Jaguaribe.
No CTA, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente. O resultado do exame sai em 30 minutos.
A SMS desenvolve também ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para DSTs. Também realiza atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.
Luta – No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e organizações sociais.
Fonte: wscom
Créditos: wscom