No mês de outubro, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) identificou que houve uma queda de 70% nos acessos irregulares nos ônibus com relação a setembro. Os dados foram levantados junto aos centros de operações das empresas que operam na capital. Deste modo, a implantação do sistema de biometria facial, que reconhece a face do usuário, cumpre o importante papel de combater a entrada de passageiros de forma irregular nos coletivos.
No recente levantamento, foram analisados 1.925.965 acessos. Deste total, 4.470 foram irregulares, sendo 81% do percentual de fraudes observados no Passe Legal Estudantil e 17% nos cartões de gratuidade. Neste período, 216 usuários foram bloqueados por acesso irregular, que corresponde a prática de pessoas utilizando o cartão de terceiros, enquanto que em setembro, os cartões bloqueados chegaram a 2.616 unidades.
Para quem teve o cartão bloqueado, a orientação do Sintur-JP é que o usuário compareça à sede do sindicato, que fica localizada na Rua 13 de Maio, Centro, João Pessoa. Lá, o usuário é notificado e refaz seu cadastro para conseguir um novo cartão. Em caso de reincidência, o usuário fica bloqueado para utilizar o cartão por 30 dias e, se voltar a reincidir, por 180 dias.
A biometria facial contempla apenas estudantes e passageiros que têm direito à gratuidade, ou seja, usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem.
Fonte: Ima Comunicação
Créditos: Mariângela Moraes