No início de novembro, entre os dias 02 e 04, João Pessoa vai ser palco de debates sobre o desenvolvimento econômico do Nordeste e da Paraíba. A cidade vai sediar a vigésima sétima edição do SINCE – Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia. O evento é realizado bianualmente e é promovido pelo Sistema Cofecon/Corecons – Conselhos Federal e Regionais de Economia, respectivamente.
O SINCE reserva espaço para debater a situação econômica dos estados brasileiros e, claro, discutir questões regimentais, operacionais e legislativas relacionadas a atuação dos Conselhos Regionais de Economia. Questões que, de alguma forma, impactam no papel do profissional na sociedade. A programação conta com palestras e análises sobre a economia atual e a estrutura do sistema sócio-político-financeiro do país.
Ao final do evento, será divulgada a chamada “Carta de João Pessoa”, como explica o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda. “Trata-se de uma carta pública refletindo o posicionamento dos economistas participantes, em prol do desenvolvimento com justiça social. Merece destaque o processo altamente democrático das decisões tomadas no evento, tanto no que se refere aos temas institucionais, quanto aos posicionamentos de política econômica”, resumiu.
O Simpósio será realizado na Uninassau, localizada na Avenida Epitácio Pessoa. A XXVII edição do evento tem como tema: “O papel do Sistema Cofecon/Corecons na superação da crise e retomada do desenvolvimento”. Na abertura, dia 2 de novembro, às 19h, uma palestra com Carlos Pinkusfeld Bastos, Diretor Presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
“Esse é um debate ausente nos dias de hoje, porém necessário. Por três dias nós seremos a capital nacional dos economistas e temos uma programação arrojada diante da grande expectativa em torno do evento“, refletiu o presidente do Corecon-PB, Francisco Nunes.
O objetivo do SINCE 2022 é ainda sediar o debate tanto sobre a economia brasileira, quanto contribuir com projetos que auxiliem para o desenvolvimento inclusivo no país. Além disso, é por meio de uma parceria entre os Conselhos Federal e Regional que há um compromisso firmado dos economistas para contribuirem no setor público, pesquisa, comércio exterior e validação e acompanhamento de projetos econômicos.
Legado de Celso Furtado
Entre os painéis programados está um que vai debater sobre “O Legado de Celso Furtado como fonte de inspiração nas formulações de políticas de desenvolvimento em níveis regional e nacional”. Em 2020, o seu centenário foi comemorado com muitas homenagens na Paraíba e no Brasil e esse painel faz um reconhecimento.
De acordo com o coordenador do evento, Celso Mangueira, o SINCE 2022 vai homenagear e debater a obra e o legado do economista paraibano Celso Furtado, já que o seu centenário foi comemorado em 2020 e por causa das imposições sanitárias não foi possível promover o Simpósio.
“Estamos aguardando um bom número de participantes. Ao menos 350 pessoas de todo o país, que fortalecerão as discussões e o debate sobre o desenvolvimento e a retomada financeira do Brasil. O Sistema Cofecon/Corecons está empenhado em realizar um evento produtivo, que resulte em boas práticas não só para o setor, mas que de certa forma impacte vários setores da sociedade. Depois de uma pausa, estamos chamando este momento de SINCE do ‘reencontro’”, disse.
Filho de Celso
O painel terá a participação do filho de Celso Furtado, o economista André Furtado, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IGE/Unicamp; da viúva, a jornalista Rosa Freire D’Aguiar, dirigente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (videoconferência); e da economista Márcia Cristina Silva Paixão, representante do Núcleo Multidisciplinar para Estudos e Pesquisas Celso Furtado CCSA/UFPB. O momento será coordenado pelo economista Celso Pinto Mangueira, Presidente do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba
Agenda de Desenvolvimento do NE
Um dos painéis temáticos também vai discutir as propostas para construção de uma Agenda de Desenvolvimento para o Nordeste. A coordenação será do economista Lauro Chaves Neto, conselheiro federal. Vão expor seus argumentos sobre a agenda o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba, Francisco Nunes de Almeida; a economista Ana Cláudia de A. Arruda Laprovitera, conselheira federal; e o economista Reinaldo Dantas Sampaio, vice-presidente do Corecon-BA.
Fórum de Mulheres
O Since 2022 terá espaço também para falar sobre a formação continuada da Mulher Economista, como foco na superação de superação de obstáculos e criação de perspectivas para o desenvolvimento. A exposição sobre o tema ficará com a economista e conselheira federal, Ana Cláudia de A. Arruda Laprovitera, a econmista Tania Cristina Teixeira, presidente do Corecon-MG; e por Cristiane David, economista do Corecon-SP.
SINCE 2022
Data: de 2 a 4 de novembro de 2022
Local: Uninassau – Epitácio Pessoa (João Pessoa)
Horário de abertura: 18h30
Canal de contato – Whatsapp: (83) 98124-2444 (sobre participação em evento)
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria