bate papo on-line

Sesc realiza bate papo on-line com violeiro Levi Ramiro e o documentarista Mário de Almeida sobre viola caipira

O violeiro e artesão Levi Ramiro e o documentarista Mário de Almeida  participam de bate papo on-line realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc no dia 9 de fevereiro.

O violeiro e artesão Levi Ramiro e o documentarista Mário de Almeida  participam de bate papo on-line realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc no dia 9 de fevereiro.

Em A viola caipira como elo criativo, Ramiro fala sobre sua relação com a música de viola e de suas experiências na construção dos instrumentos de cabaça. Já o diretor Mário de Almeida apresenta o trabalho de criação do projeto realizado com o violeiro e fala sobre sua produção documental acerca da viola brasileira e seus tocadores. A mediação é da produtora e gestora cultural Gabriela Góes.

Exibição de trechos do documentário inédito “Levi Ramiro – Violeiro e Artesão” (direção Mário de Almeida).

O violeiro e artesão Levi Ramiro toca instrumentos que ele mesmo constrói, como as violas de cabaça, celebrando em suas composições a poesia e simplicidade da vida interiorana. Gravou 11 álbuns autorais e músicas em álbuns de outros artistas. Em 2019 foi premiado na categoria Violeiro pelo PPM Prêmio Profissionais da Música.

Mário de Almeida é diretor, documentarista, produtor e roteirista. Pesquisa cultura popular e música de viola, temas sobre os quais realiza projetos, como o longa “Viola Perpétua” e os curtas “Reis – os violeiros de Palmital”, “Entreposto – tradição em movimento no caminho das tropas” e “Vem com o tempo – tradição e fé da Região Bragantina”.

Gabriela Góes é produtora e gestora cultural e atua na gestão de projetos na área da música, perpassando a cultura popular e o audiovisual. É umas das curadoras e gestora do projeto “Rio de Violas: Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro”, com 3 edições realizadas (2018, 2019 e 2021).

Serviço:

A viola caipira como elo criativo

Dia 9/2, quarta, das 19h às 21h

Grátis, mediante inscrição pelo site sescsp.org.br/cpf

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba